Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sábado, 21 de fevereiro de 2026

IGREJA DOS INGLESES (1856)

 

https://www.brasilianaiconografica.art.br/obras/18105/igreja-dos-inglezes

Gravura de Pieter Godfried Bertichen do ano de 1856 (Litografia Imperial Rensburg). 

Observamos a primeira Igreja dos Ingleses (Christ Church) construída em 1820 na Rua Evaristo da Veiga no Rio de Janeiro. 

É o primeiro templo Anglicano construído no Brasil que era um país oficialmente católico. 

O contexto da construção autorizada por D. João VI foi a fuga da Família Real de Portugal em 1808 e a invasão francesa pelas tropas de Napoleão Bonaparte. A Inglaterra despontou como o maior aliado de Portugal que abandonou Lisboa e sediou o reino no Rio de Janeiro até 1821 (quando ocorre o retorno de D. João VI para Portugal). 

Pelo Tratado de Amizade e Comércio (1810), o artigo 12 estabelecia: "Sua Alteza Real o Príncipe Regente de Portugal declara e se obriga no seu próprio nome e no de seus herdeiros e sucessores a que os vassalos de Sua Majestade Britânica, residentes nos seus Territórios e Domínios, não serão perturbados, inquietados, perseguidos ou molestados por causa de sua Religião, mas antes terão perfeita liberdade de consciência e licença para assistirem e celebrarem o serviço divino em honra do Todo Poderoso Deus, quer seja dentro de suas casas particulares, quer nas particulares Igrejas e Capelas que Sua Alteza Real agora e para sempre graciosamente lhes concede a permissão de edificarem e manterem dentro de seus domínios e conquista, contato que as sobreditas capelas sejam construídas de tal maneira que exteriormente se assemelhem a casas de habitação e também que o uso de sinos não lhes seja permitido".

https://www.brasilianaiconografica.art.br/obras/18105/igreja-dos-inglezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário