Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sábado, 7 de fevereiro de 2026

GUAICURUS

 

https://www.brasilianaiconografica.art.br/obras/17459/charge-de-cavalerie-gouaycourous

Carga de cavalaria Guaicuru (1834) desenho de Charles Motte a partir de esboço de Jean-Baptiste Debret. 

A imagem faz parte de um imaginário do Rio Grande do Sul em relação aos índios cavaleiros Minuanos e Charruas. Porém, o grupo acima não atuou no Rio Grande do Sul. 

Trata-se dos Guaicurus grupos indígenas identificados no século XVI no Chaco (no norte do Paraguai) e que migraram para Goiás e Mato Grosso do Sul (Pantanal) onde deixaram relatos a partir do século XVIII. 

Esta tribo guerreira conheceu a doma do cavalo com os espanhóis. Passaram a utilizar o cavalo com grande maestria em caçadas e ataque a tribos rivais (como os guaranis) e aos espanhóis. Eram temidos e impuseram grandes perdas aos colonizadores espanhóis e portugueses. 

O artista Debret ficou surpreso com a habilidade dos Guaicurus em manejar o cavalo. Deixou o seguinte relato no livro publicado na década de 1830 Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil:

"para esconder-se do inimigo, imaginam um ardil que dá bem ideia de sua destreza e sua perícia de cavaleiros. Cada guerreiro, unicamente apoiado no estribo direito, segura a crina com a mão esquerda e assim se mantém suspenso e deitado de lado, no sentido do corpo do cavalo, conservando essa atitude até chegar ao alcance da lança; ergue-se então da cela e combate com vantagem, em meio à desordem provocada pelo ataque tumultuoso".

https://www.brasilianaiconografica.art.br/obras/17459/charge-de-cavalerie-gouaycourous

Nenhum comentário:

Postar um comentário