Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

DIAMANTINA

https://brasilianafotografica.bn.gov.br/brasiliana/handle/20.500.12156.1/62

Rua Direita na cidade de Diamantina em Minas Gerais. 

Fotografia de Augusto Riedel do ano 1869. 

A primeira ocupação oficial de caráter colonizador em Diamantina (arraial de Tejuco) recua a 1713. O interesse era o garimpo de ouro, porém, serão os diamantes (a partir de 1729) o fator de impulso para o povoamento desta região da Capitania de Minas Gerais. 

Os diamantes atraíram a atenção das autoridades portuguesas que estabeleceram um rígido controle sobre a exploração e circulação. Luso-brasileiros e escravos africanos marcaram a formação social e cultural local. 

"Diamantina foi o maior centro de extração de diamantes do mundo no século XVIII, condição que se refletiu na evolução da cidade, desfavorecendo a formação de um espaço urbano arquitetônico na forma de uma praça representativa do poder político e religioso, como era então regra geral. Sua arquitetura civil tem referência especial pela extrema homogeneidade do seu casario. Possui uma estética sóbria, simples, porém refinada se comparada com outras cidades de sua época. Suas fachadas são bem geometrizadas e seu padrão foi sistematicamente reproduzido pela cidade, não havendo rupturas estilísticas importantes. Essas edificações apresentam evidentes testemunhos da reprodução do modelo cultural de origem portuguesa" (http://portal.iphan.gov.br).

Em 1999, Diamantina foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário