| https://www.conradoleiloeiro.com.br/peca.asp?Id=2144979 |
Telegrama recebido na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul pelo Telegrapho Provincial da Estação de Rio Pardo.
Inicialmente, o telegrama não me permitiu esclarecimentos sobre o contexto histórico. Mas, uma pesquisa básica possibilitou decifrar o seu conteúdo.
O telegrama foi enviado por João Capistrano de Miranda e Castro à Câmara Municipal de Rio Pardo. O emitente agradecia a Câmara pelo telegrama elogioso que havia recebido na véspera e prometia sempre trabalhar pelo bem Província. Parece o discurso de quem está assumindo uma missão ou cargo.
Castro era um advogado e político do Partido Conservador que ocupou vários cargos públicos: promotor público, diretor geral de Instrução Pública e diretor geral do Tesouro Provincial. Foi Deputado Provincial e Vice-Presidente da Província do Rio Grande do Sul, assumindo, interinamente a Presidência, em duas oportunidades. A segunda vez que assumiu foi entre 29 de agosto a 4 de novembro de 1870.
Não decifrei a caligrafia do telegrama em relação ao mês que foi remetido. Uma letra obscura é uma falta de respeito com quem foi ler o telegrama 155 anos depois de emitido. Dia 13 do mês (?) de 1870.
O contexto mais provável seria gentilezas enviadas pela Câmara de Rio Pardo por Castro ter assumido o Governo Provincial. Se não coincide com o período de 29 de agosto a 4 de novembro, permanece a hipótese da troca de gentilezas no contexto de Castro ser Vice-Presidente da Província.
Nenhum comentário:
Postar um comentário