| https://www.filatelicajungesleiloes.com.br/peca.asp?ID=28979471&ctd=458 |
Este é um Bilhete Postal de Resposta que foi enviado de Hamburgo, na Alemanha, em 10 de dezembro de 1895 e chegou no Rio de Janeiro em 30 de dezembro do mesmo ano. Foram vinte dias de viagem marítima, mas, ainda não chegara ao destino.
Outra embarcação seguiu do Rio de Janeiro com mala postal para o Porto do Rio Grande: o carimbo de recepção do Correio é de 8 de janeiro de 1896.
A correspondência partiu da Europa em 1895 e chegou ao sul do Brasil em 1896.
O Bilhete Postal tinha por destino Franz Reimer que trabalhava numa das maiores empresa de exportação e importação da cidade do Rio Grande a Fraeb, Nieckele & Cia.
Eis o verso:
| https://www.filatelicajungesleiloes.com.br/peca.asp?ID=28979471&ctd=458 |
Um exercício de imaginação para os leitores:
Este Bilhete foi, originalmente, enviado da cidade do Rio Grande para Hamburgo e era composto de duas partes iguais. A parte superior tinha os dados e mensagem do remetente que foi Franz Reimer da cidade do Rio Grande. O Bilhete, ao chegar ao destino, era cortado em sua parte central e restava a parte inferior para ser endereçado e manuscrito o texto no verso: o Bilhete Resposta. A vantagem é que já estava pago o selo de retorno ao Brasil não havendo custos ao remetente. Como a caligrafia do manuscrito no verso é diferente da caligrafia de endereço, a hipótese é que o endereçamento de envio para a cidade do Rio Grande já tenha sido escrito no Brasil. Isto facilitava ainda mais a devolução. Só fica faltando o remetendo já escrever a resposta do destinatário...
Uma questão interessante para refletir sobre a noção de temporalidade: entre a Hamburgo e Rio Grande uma correspondência demorava em média 60 dias entre o envio e o recebimento da resposta.
No presente, por whatsapp é possível conversar em tempo real e sem custos com os mais diferentes países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário