Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sábado, 27 de dezembro de 2025

O ÚLTIMO VOO COM O USO DOS SELOS VARIG (1934)

 

https://www.bahleiloes.com.br/peca.asp?ID=19048118&ctd=356


Envelope enviado de Porto Alegre para Rio Grande pela VARIG. 

O envelope é personalizado da 1ª Feira Filatélica Brasileira organizada pela Sociedade Filatélica Rio-Grandense (Porto Alegre). 

Impresso no envelope está uma relevante informação: "último voo com o uso dos selos Varig. Realizado pelo avião Santa Cruz em 29/6/1934, Porto Alegre - Rio Grande". 

Os selos VARIG foram impressos pela Livraria do Globo (Porto Alegre) e as tiragens encerraram em 1934. 

No verso, um carimbo da chegada do avião em Rio Grande:


https://www.bahleiloes.com.br/peca.asp?ID=19048118&ctd=356


Um histórico do avião Santa Cruz foi escrito pelo Comandante Lili Souza Pinto no livro Assim se Voava Antigamente (3ª ed., Action Editora, 2009): 

"A partir de 1930, a VARIG decidiu ampliar sua linha para o interior do Rio Grande do Sul e, para isso, adquiriu, inicialmente, dois aviões monomotores do tipo terrestre, os Junkers F-13. Monoplanos de asa baixa, equipados com um motor Jumo L-5 refrigerado a água e desenvolvendo uma potência de 310 CV, os F-13 tinham capacidade para cinco passageiros e dois pilotos; o posto de pilotagem era uma nacele aberta, ficando os pilotos protegidos apenas por um pequeno parabrisa. A cabine dos passageiros era fechada, porém os vidros das janelas podiam ser abertos, como num automóvel, para melhorar a ventilação interna. A construção era inteiramente metálica, de duralumínio, tendo a superfície externa ondulada, o que era uma característica de todos os aviões fabricados pela Junkers na época. O modelo original desse avião foi construído pela Junkers da Alemanha em 1919 e foi o primeiro avião do mundo a ser concebido com a finalidade específica de transportar passageiros. Até essa época, os aviões que foram utilizados para isso eram versões modificadas de aviões militares que serviram na Primeira Grande Guerra. Os F-13 da VARIG, adquiridos em 1932, foram os últimos a deixar o serviço ativo em todo o mundo, o que aconteceu em 1948. Foram 16 anos de serviço ininterruptos, com um recorde invejável de segurança. A velocidade de cruzeiro desses aviões era de 150 km/h e o peso total, de 2.500 quilos. A matrícula do F-13, batizado de “Livramento”, era PP-VAF e a do “Santa Cruz” era PP-VAG. Os nomes foram uma homenagem a duas cidades do Rio Grande do Sul".

Nenhum comentário:

Postar um comentário