| https://metsul.com/alerta-vermelho-poderoso-ciclone-tempestades-chuva-excessiva-e-vento-intenso/ |
Sensação estranha nestas primeiras horas da segunda-feira, dia 8 de dezembro de 2025. O silêncio e a calmaria na madrugada chega a ser desconcertante. Como imaginar um cenário caótico para os próximos dias?
Modelos continuam a indicar a formação de um ciclone junto ao litoral do Rio Grande do Sul. Conforme a MetSul: "Poderoso e incomum ciclone vai provocar onda de tempestades, chuva localmente excessiva a extrema e vento muito intenso capaz de provocar danos e falta de luz em grande escala"
https://metsul.com/alerta-vermelho-poderoso-ciclone-tempestades-chuva-excessiva-e-vento-intenso/ 07-12-2025, 18h40.
Este ciclone é atípico: vai se formar sobre o continente e não no oceano; a pressão atmosférica poderá ser das mais baixas registradas no Rio Grande do Sul; o deslocamento do ciclone será lento e quase errático ficando muitas horas trazendo chuva e vento. O resultado será onda de temporais que poderão trazer danos e transtornos.
Será um período longo, até a quinta-feira à tarde, quando o ciclone se afasta para o mar.
Um historiador trabalha com documentos do que já ocorreu no passado. Hoje, antes do evento meteorológico que está no futuro, não podemos afirmar sobre as consequências concretas. Os modelos permitem previsões de intensidade e das possíveis áreas mais atingidas. Desta forma se emitem alertas que podem minimizar danos e salvar vidas. É um exercício de aproximar/domesticar um futuro que não existe, mas, que se desdobra numa sequência de eventos no espaço-tempo, como uma lógica da circulação atmosférica e suas variáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário