Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sábado, 29 de novembro de 2025

HELVETIA MILK CONDENSING (1890)

 

Cartão Highland, cerca de 1890. Boston Public Library. 

Cartão comercial do leite condensado sem açúcar Highland publicado por Edwards, Deustsch & Heitmann na cidade de Chicago. 

O cartão é típico do padrão Gruss Auss/Belle Époque e a datação provável é 1890. 

A empresa Helvetia Milk Condensing Company foi fundada em Highland (Ilinois) em 1885 por John Meyberg um operador na fábrica de leite condensado da empresa Anglo-Swiss. Ele desenvolveu um leite condensado sem açúcar e, não tendo aceitação na implementação de seu projeto, demitiu-se da empresa e formou a Helvetia. 

A concorrência das empresas pelo mercado do leite condensado foi acirrada devido a expansão do consumo - em segmentos mais privilegiados -, frente a segurança no consumo deste produto. O leite era essencial para a alimentação infantil e no consumo familiar, entretanto, havia muito leite fornecido por leiteiros que estava contaminado por agentes patogênicos ou misturado com outras substâncias para aumentar o lucro. O enlatamento permitia a conservação por longo período e o seu consumo, inclusive, poderia ser realizado por soldados nas guerras. 

A invenção do leite condensado recua a 1856 pelo americano Gail Borden e, durante a Guerra da Secessão (1861-1865) foi consumido pelos soldados da União (Norte dos Estados Unidos). Na Primeira e Segunda Guerra Mundial também era um alimento consumido por alguns exércitos.  

Abaixo, o verso do cartão enfatiza o progresso trazido pelo leite condensado/leite evaporado que é puro, limpo, livre de germes causadores de doenças substituindo o leite cru. O Helvetia Mil Condensing era vendido em mercearias e farmácias: 

Cartão Highland (verso), cerca de 1890. Boston Public Library. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário