| Cartão Highland, cerca de 1890. Boston Public Library. |
Cartão comercial do leite condensado sem açúcar Highland publicado por Edwards, Deustsch & Heitmann na cidade de Chicago.
O cartão é típico do padrão Gruss Auss/Belle Époque e a datação provável é 1890.
A empresa Helvetia Milk Condensing Company foi fundada em Highland (Ilinois) em 1885 por John Meyberg um operador na fábrica de leite condensado da empresa Anglo-Swiss. Ele desenvolveu um leite condensado sem açúcar e, não tendo aceitação na implementação de seu projeto, demitiu-se da empresa e formou a Helvetia.
A concorrência das empresas pelo mercado do leite condensado foi acirrada devido a expansão do consumo - em segmentos mais privilegiados -, frente a segurança no consumo deste produto. O leite era essencial para a alimentação infantil e no consumo familiar, entretanto, havia muito leite fornecido por leiteiros que estava contaminado por agentes patogênicos ou misturado com outras substâncias para aumentar o lucro. O enlatamento permitia a conservação por longo período e o seu consumo, inclusive, poderia ser realizado por soldados nas guerras.
A invenção do leite condensado recua a 1856 pelo americano Gail Borden e, durante a Guerra da Secessão (1861-1865) foi consumido pelos soldados da União (Norte dos Estados Unidos). Na Primeira e Segunda Guerra Mundial também era um alimento consumido por alguns exércitos.
Abaixo, o verso do cartão enfatiza o progresso trazido pelo leite condensado/leite evaporado que é puro, limpo, livre de germes causadores de doenças substituindo o leite cru. O Helvetia Mil Condensing era vendido em mercearias e farmácias:
| Cartão Highland (verso), cerca de 1890. Boston Public Library. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário