Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

A BATALHA DO PASSO DO ROSÁRIO E O MARECHAL ABREU

 

Almanak Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1913. https://memoria.bn.gov.br

O jornal Echo do Sul da cidade do Rio Grande publicou em 21 de fevereiro de 1910 uma descoberta de relevância histórica. 

Numa coxilha no município de Rosário na proximidade do rio Santa Maria foram encontrados dois projéteis de artilharia enterrados a 34 centímetros de profundidade. 

Neste local ocorreu a Batalha de Ituzaingó ou Batalha do Passo do Rosário no dia 20 de fevereiro de 1827. Esta foi a maior batalha campal ocorrida em território brasileiro. 

De um lado estava o Império do Brasil que controlava a Província Cisplatina (atual Uruguai) e do outro as Províncias Unidas do Rio da Prata (províncias que formaram a República Argentina e a Província Oriental - posterior, República Oriental do Uruguai).  

Alguns dados: Império do Brasil tinha 6.000 soldados, teve 200 mortos e 150 feridos; Províncias Unidas do Rio da Prata tinha 8.000 soldados, teve 148 mortos e 256 feridos. A batalha durou onze horas e o comandante brasileiro Marques de Barbacena ordenou a retirada das tropas. Apesar da vitória, o recuo não significou vitória dos argentinos e uruguaios frente ao objetivo do controle da Província Cisplatina. O Brasil controlava Montevidéo, Sacramento e o controle marítimo. A assinatura da paz, a retirada brasileira e a independência do Uruguai em 1828, estavam ligados à pressão inglesa pelo fim do conflito e o desgaste político e financeiro de D. Pedro I. 

A referência na matéria do Echo do Sul ao Marechal Abreu ou Barão de Cerro Largo é relevante para localização do sítio em que ocorreu a Batalha do Passo do Rosário. No Almanak do RS de 1911, havia sido publicado o auto de exumação dos restos mortais do Marechal Abreu ocorrido em 1909. Ele foi morto durante a batalha e foi enterrado numa vala coletiva onde foram colocados os brasileiros mortos.  


No dia 20 de fevereiro de 2027 completará 200 anos da Batalha do Passo do Rosário. Os restos mortais dos outros 199 brasileiros ainda estão enterrados no local? E os restos mortais de uruguaios e argentinos? Muitos questionamentos para instigar pesquisas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário