Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

PROVÁVEL TORNADO EM SANTA VITÓRIA DO PALMAR

 

Imagem do satélite no momento do tornado em 03-09-2025. 
https://metsul.com/2025-09-03-tornado-santa-vitoria/

O mal tempo caracteriza o Rio Grande do Sul entre ontem, dia 2, e neste dia 3 de setembro. Muitos raios e chuva forte. Várias vezes as vidraças da casa sacudiram com os trovões. 

O Shopping Partage foi premiado com este raio, às 13h55 desta quarta-feira, na promoção "descargas elétricas de início de Primavera".  

Raio em área do Shopping Partage Rio Grande, 03-09-2025. https://metsul.com/radar/#google_vignette

Na BR 471, no município de Santa Vitória do Palmar, por volta de 10h15 de hoje, ocorreu um provável tornado que decepou árvores, tirou um automóvel da estrada e bloqueou a pista com a queda de uma árvore. Postes e torres de alta tensão foram derrubados ou danificados. Os danos em torres de transmissão levaram ao desligamento da Subestação Santa Vitória do Palmar-2. 

Conforme hipótese da MetSul Meteorologia: "As condições eram favoráveis a episódios localizados severos de vento nesta quarta com corrente de jato em baixos níveis e temperatura alta na atmosfera com uma frente quente atuando no Sul gaúcho. Correntes de jato em baixos níveis, uma espécie de corredor de vento a cerca de 1.500 metros de altitude que se origina na Bolívia e vem até o Sul do Brasil, transportando ar seco e quente, estão presentes na esmagadora maioria dos episódios de tornado no Sul do Brasil. Contribuem para gerar um padrão de vento divergente de vento na atmosfera (cisalhamento) que está na gênese de tornados. A grande maioria dos tornados no Sul do Brasil ocorre sob a presença de correntes de jato em baixos níveis.

A primavera climática ingressou com muita inspiração poética: vendaval com rajada de até 96 km/h em Rio Grande (que chegou a empenar o meu portão de garagem), raios em promoção (gratuitos e sem bandeira vermelha 2 da Anatel) e amanhã, ingressa uma massa de ar frio polar. Trilogia macabra primaveril: vendaval, temporal e friaca congelante. 

O Rio Grande do Sul é para os Fortes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário