Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quinta-feira, 4 de setembro de 2025

O ASSASSINATO DE VIRGILINO

 

Almanak Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1889. https://memoria.bn.gov.br/docreader/DocReader.aspx?bib=829447&Pesq=Cassino&pagfis=244

Assassinato ocorrido em Rio Grande no mês de janeiro de 1888. 

Estava desaparecido desde a noite do dia 23 o operário da fábrica de tecidos Rheingantz, Virgilino José de Sant'Anna. Autoridade policial foi a casa da vítima e encontrou uma carta supostamente escrita por Virgilino deixando seus bens para seu suposto íntimo amigo Luiz Pedro de Oliveira. 

Neste interim, Oliveira estava tentando embarcar no vapor Victoria com destino ao Rio de Janeiro. Interrogado, disse desconhecer o desaparecimento do amigo e foi preventivamente preso para novas diligências. Retornando a casa de Virgilino, a força policial encontrou sangue em ladrilhos que estavam virados. Oliveira acabou confessando que golpeou o "amigo" com uma barra de ferro na cabeça, arrastou para dentro da casa e terminou de matá-lo. Quando os lampiões de iluminação noturna foram apagados, colocou o cadáver nas costas e atirou nas proximidades da capela do Bom Fim onde o corpo foi localizado parcialmente encoberto pela água. 

A capela do Bom Fim ficava junto ao cemitério do Bom Fim que foi fechado para enterramentos em 1856. Possivelmente, o relato se refira a Igreja do Bom Fim inaugurada no ano de 1881 em frente à antiga Capela na Rua Duque de Caxias esquina com a Rua João Alfredo. Este poço deveria estar localizado naquelas proximidades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário