| https://metsul.com/wp-content/uploads/2025/07/ciclone2707e.jpg |
Advertência da MetSul Meteorologia referente a formação de um ciclone extratropical neste final do domingo e início da segunda-feira no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O cenário é preocupante.
Reproduzo trechos do alerta:
"Há um consenso entre os dados de que o vento será forte a muito intenso por efeito do ciclone extratropical neste começo de semana. As projeções de vento menos agressivas indicam rajadas nos locais que mais terão vento ao redor e pouco acima de 100 km/h. As projeções mais agressivas chegam a apontar rajadas de 120 m/h a 140 km/h.
Com base na média dos dados, a MetSul Meteorologia prevê rajadas de vento em média de 60 km/h a 80 km/h para o Sul e o Leste do Rio Grande do Sul, mas em diferentes pontos o vento deve ser superior com rajadas nesta segunda-feira perto e acima de 100 km/h. O vento mais forte deve ocorre na Lagoa dos Patos e imediações assim como no litoral do Rio Grande até Torres, onde as rajadas devem ficar perto e acima de 100 km/h, numa faixa de 90 km/h a 110 km/h. Sobre a lagoa e em trechos da faixa costeira, segundos os dados disponíveis hoje, há potencial para vento por vezes de 100 km/h a 120 km/h e isoladamente superior. Na encosta da Serra, junto ao Litoral Norte, alguns pontos podem ter rajadas de 110 km/h a 130 km/h.
O vento do ciclone deve trazer danos estruturais como destelhamentos, colapsos de estruturas como muros, quedas de placas e postes, e outros estragos nas áreas mais afetadas pela ventania nos estados do Sul e do Sudeste.
O maior impacto, entretanto, será no setor elétrico. Com a velocidade prevista do vento e as áreas que devem ser atingidas, inclusive Porto Alegre que é a cidade mais populosa do Rio Grande do Sul, o número de pessoas com falta de luz pode ser significativamente alto na área da CEEE Equatorial, concessionária que atende o Sul e o Leste gaúcho". https://metsul.com/ciclone-impactara-sul-e-sudeste-do-brasil-com-vento-de-ate-130-km-h/?fbclid=IwY2xjawLzoRtleHRuA2FlbQIxMQABHhkP7KwmTI6FY-bmsCCkY3o5eyTvEvbvycGDvuIoX0SX6ql-rOf-Fa3UhlBW_aem_5UpYSLZh5pNTRMEugYdrTQ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário