Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

segunda-feira, 14 de julho de 2025

HAMBURG-SUDAMERIKANISCHE

 

S S Cap. Ortegal, 1906. http://www.schiffe-maxim.de/Ortegal.htm


A navegação marítima é um capítulo essencial da história da expansão europeia no Oceano Atlântico a partir do século XV.  

Nos primórdios do século XX, uma das empresas de navegação essenciais para a circulação marítima de passageiros e mercadorias foi a Hamburg-Sudamerikanische e a Hamburg-America Linie

Um pouco desta história está no livro 
Impressões do Brazil no século XX. Londres, LLloyd's Greater Britain Publishing Company, Ltd., 1913. 

Abaixo, reproduzo um trecho desta publicação:

"Hamburg-Sudamerikanische e Hamburg-Amerika Linie. 
Ambas de Hamburgo, constituem estas companhias duas empresas independentes, cada uma com a sua direção própria, mantendo, porém, um serviço combinado de paquetes correios e de passageiros entre a Europa e o Brasil e o Rio da Prata.

A Hamburg Sudamerikanische Dampfschiffahrts-Gesellschaft (Companhia Hamburgo-Sul Americana de Navegação a Vapor) inaugurou o serviço de passageiros para o Rio da Prata com três paquetes, o Cap Frio, Cap Roca e o Cap Verde. Quando foram construídos estes navios, com a sua velocidade de 12 nós, eram considerados os mais rápidos e luxuosos entre os paquetes que faziam a carreira para a América do Sul, sendo muito procurados pelos viajantes sul-americanos. Deixando, porém, depois, de corresponder às exigências do tráfego moderno, foram retirados do serviço rápido.

Em 1904, para tornar a Hambug Sudamerikanische capaz de acorrer ao tráfego, sempre crescente, foram construídos mais dois novos e luxuosos paquetes para passageiros: o Cap Blanco e Cap Ortegal, os quais tiveram a honra de ser os primeiros navios de dois hélices na carreira para o Rio da Prata.

Não poupou a companhia despesa alguma para dotar estes navios de todo o conforto moderno. A sua velocidade é de 14 ½ nós por hora. O serviço de comunicações entre a Europa e o Rio da Prata teve nova expansão em 1906, quando a frota, para o serviço combinado das duas companhias, recebeu a adição do Cap Vilano, da Hamburg Sudamerikanische, e do Konig Friedrich August, da Hamburg-Amerika Linie, dois navios iguais, construídos para fazer um serviço de primeira ordem de malas do correio e passageiros para a América do Sul.

Como sempre, as companhias respectivas tiveram em mira o transporte rápido de seus passageiros, construindo estes vapores com uma velocidade de 15 nós por hora, de modo a fazer a travessia transatlântica, entre Lisboa e Rio, em 12 dias. Apesar do enorme êxito e popularidade destes navios, as duas companhias, sempre ao par das exigências de sua crescente clientela, resolveram fazer ainda melhor, e no verão de 1907 o Cap Arcona, da Hamburg Sudamerikanische, e o Konig Wilhelm II, da Hamburg-Amerika Linie, cada qual com a velocidade de 16 nós e acomodações para mais de 300 passageiros de cabine, inauguraram um serviço excepcional, no tráfego sul-americano.

Tendo à sua disposição estes magníficos vapores, aparelhados para o transporte de tão elevado número de passageiros e necessariamente guarnecidos por uma grande tripulação, é de ver que a escolha feita pela companhia, de capitães e oficiais, para comandar tais navios, recaiu em homens que reúnem as maiores aptidões, marinheiros experimentados e com preparo náutico de primeira ordem, sendo a maior parte deles oficiais da Reserva Naval Imperial Alemã. Os maquinistas e outros membros da tripulação são homens cuidadosamente escolhidos, enquanto que a criadagem para o serviço dos passageiros tem como qualidades características excelente preparo, presteza, cortesia e boa vontade.

Todos os criados falam inglês e francês e muitos deles conhecem o espanhol e português. Cada vapor tem a bordo um competente médico-cirurgião; a farmácia e o hospital são providos de todos os acessórios modernos, e um corpo de enfermeiros dos dois sexos se acha à disposição dos médicos, quando necessários os seus serviços.

O maior grau de excelência foi atingido nas cabines de luxo e salões, elegantemente dispostos, guarnecidos de luxo e salões, elegantemente dispostos, guarnecidos com luxo e bem iluminados e ventilados, os quais favoravelmente se comparam às melhores acomodações dos hotéis de terra. Os espaçosos tombadilhos para passeio, protegidos contra as inclemências do tempo, e recantos cheios de conforto, oferecem ao passageiro toda a oportunidade de respirar o ar do mar.

O Konig Wilhelm II e o Cap Arcona têm, além do salão, uma confortável sala, provida de preguiceiras etc., da qual parte, de um e outro lado do navio, uma passagem coberta e espaçosa conduzindo diretamente ao salão de fumar, evitando assim a passagem pelo tombadilho aberto e oferecendo aos passageiros, por qualquer tempo, esplêndido ponto de observação.

Numerosos jogos e uma biblioteca, com abundante seleção de bons livros, proporcionam ampla distração para a viagem. Foi especialmente cuidada a ventilação das cabines e de todos os cômodos salões de reunião, tais como salões de jantar, de fumar e salas de visitas. Há cabines para uso exclusivo de um só passageiro; apartamentos, compreendendo sala, quarto e banheiro; e no Cap Arcona e Cap Vilano, existem vários quartos com banheiro particular. Todos os vapores têm salões especiais reservados às crianças. Os vapores de dois hélices Cap Arcona, Cap Vilano, Cap Blanco, Cap Ortegal, da H.S.D.G. e Konig Wilhelm II e Konig Friedrich August, da H.A.L., foram os primeiros paquetes, na carreira da América do Sul, providos de telegrafia sem fio.

Existem salas de ginástica espaçosas, situadas, situadas no tombadilho das embarcações dos vapores de dois hélices Cap Arcona, Cap Vilano, Konig Wilhelm II e Konig Friedrich August, as quais, providas como estão de toda a sorte de aparelhos modernos, constituem uma atração para os amadores de exercícios físicos.

A bordo dos vapores Cap Arcona e Cap Vilano há também jardins de inverno. Os vapores rápidos de dois hélices Cap Arcona, Cap Vilano, Konig Wilhelm II e Konig Friedrich August têm a bordo excelente lavanderia, que se encarrega da roupa dos passageiros, a preços moderados.

Todos os vapores Cap e Konig são munidos de portas estanques de segurança. Em caso de perigo, o oficial na ponte do comando não tem mais do que calcar um botão para que se fechem todas as portas estanques abaixo da linha de flutuação, simultaneamente, por meio de força hidráulica e ar comprimido - precauções estas que tornam praticamente impossível ir o navio ao fundo.

O cúmulo do luxo, em viagens para América do Sul, acaba de ser atingido com a entrada, para a carreira, do novo paquete correio e de passageiros de 15.400 toneladas Cap Finisterre, verdadeiramente a última palavra em vapores de passageiros no tráfego da América do Sul".

Nenhum comentário:

Postar um comentário