Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

domingo, 6 de julho de 2025

BUENOS AIRES EM 1900

 

https://www.hippostcard.com/listing/41138-argentina-vintage-postcard-gruss-aus-buenos-aires-plaza-25-mayo/34423650

Cartão-postal modelo gruss aus circulado em 1900 na Argentina: Saludos de Buenos AiresGiorgio Sternfeld, Venezia Editor. 

Característico gruss aus colorizado, com três cenas, adornos artísticos e espaço no anverso para a escrita de uma mensagem curta. 

Trata-se de três paisagens de Buenos Aires: Boulevard Avenida de Mayo/Praça de Mayo; Edificio en la Calle Cerrito y Piedad; Banco Español y Rio de la Plata. 

O Boulevard Avenida de Mayo foi inaugurado em 1894. Trechos de uma matéria do jornal Clarín de 14-07-2019 contribuem para esclarecer sobre sua importância: 

"A Avenida de Mayo foi pensada como a grande obra pública de sua época, como uma vitrine -algo para mostrar ao mundo-, e como pulmão para que Buenos Aires tivesse ar em época de epidemias. E acabou sendo o núcleo da cidade. Foi pioneira em todos os sentidos. Foi o primeiro boulevard e a primeira avenida de Buenos Aires. Por ela circulou o primeiro ônibus da cidade, e abaixo dela, o primeiro metrô da América Latina. No número 1.200 foi instalado o primeiro elevador do país. E foi também a avenida em os cafés estrearam suas mesas nas calçadas. A avenida foi ideia de Torcuato de Alvear, o primeiro prefeito de Buenos Aires. Ele começou a pensá-la em 1882 e dois anos mais tarde o Congresso aprovou uma lei que autorizava sua criação. No novo século, a Avenida de Mayo era o coração de Buenos Aires. Ao longo de suas quadras se instalaram os principais jornais - La Prensa, El Diario, El Argentino, El País, La Época e Crítica -, grandes cinemas - Gloria e Avenida -, importantes teatros - Mayo, Avenida e Liceo -, famosos cafés - como o Tortoni -, e hotéis - como La Argentina e Castelar -, que existem até hoje" (María Belén Etchenique - https://www.clarin.com/clarin-em-portugues/preservada-avenida-mayo-em-buenos-aires-fez-125-anos_0_2r61Kfuxa.html).

Nenhum comentário:

Postar um comentário