![]() |
| https://www.flickr.com/photos/44841559@N03/4570648274/in/photostream/ |
Card da empresa francesa Biscuits Pernot editado em 1900 com a série "Os Grandes Portos do Mundo".
Na gravura está o Porto de Singapura ou Porto de Keppel no extremo sul da Península Malaia. A bandeira no alto identifica que o território fazia parte do Império Britânico.
A movimentação portuária nesta área recua ao final do século XIII quando foi estabelecido um reino chamado Singapura. Registros de movimentação portuária vão até o início do século XVII quando ocorre um ataque militar e a paralisação das atividades.
A ocupação europeia iniciou em 1819 quando britânicos desembarcaram na ilha e estabeleceram um entreposto comercial da Companhia Britânica das Índias Orientais. A importância do espaço portuário é restabelecida. Após a abertura do Canal de Suez em 1869, intensificou-se o comércio de estanho e borracha neste espaço portuário. O domínio colonial britânico se estendeu até 1945, quando inicia um processo de autogoverno de Singapura que levou a se tornar um estado soberano e independente em 1965.
Atualmente, o Porto de Singapura é o mais movimentado do mundo em termos de tonelagem de transporte marítimo (tonelagem bruta) e Xangai é o maior do mundo em tonelagem de carga. Também é o maior centro mundial de transbordo de carga, de abastecimento de combustível e primeiro lugar em tráfego de containers. O mega Porto de Tuas, inaugurado em 2022 e, que continua em construção/expansão, será o maior terminal mundial em automação, com 26 km de atracadouros em águas profundas.
Com o novo mega Porto de Tuas, as operações portuárias estabelecidas desde 1819, como se observa na gravura, serão encerradas neste local.

Nenhum comentário:
Postar um comentário