Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

segunda-feira, 30 de junho de 2025

JUNHO CONGELANTE

Imagem fictícia gerada pela Meta AI. 
 

Além da enchente que marcou este mês de junho de 2025, correndo com grande fôlego, atuou um frio intenso que superou as marcas dos últimos anos.

A base desta matéria são informações da MetSul Meteorologia. Vejamos... 

Nesta segunda-feira, 30 de junho, Buenos Aires teve a tarde mais fria (5,6ºC) desde 1918, ou seja, 107 anos sem registrar temperatura tão baixa. Na Patagônia as temperaturas chegaram a 20 graus abaixo de zero. Também neste dia 30 de junho, sete cidades argentinas registraram novas mínimas absolutas dos últimos mais de 60 anos de registros.

No Chile, o frio extremo está quebrando recordes de até 80 anos. A maior parte do país teve registros de temperaturas abaixo de zero e muitos recordes históricos de temperaturas frias foram quebrados. 

No Rio Grande do Sul o frio foi intenso neste mês de junho. Fica a certeza que deixou temperaturas baixas significativas nos registros meteorológicos. Quando forem publicados os resultados da temperatura média e do número de dias com temperatura negativa neste junto de 2025, poderemos ter uma informação concreta do impacto causado pela sequência de massas de ar polar de origem polar. 

O frio segue intenso esta semana, garantindo um início de julho congelante. Porém, melhores notícias poderão estar no horizonte para as semanas seguintes: 

"A massa de ar frio toma conta do Rio Grande do Sul hoje e trará noites frias até o final da semana. As madrugadas mais geladas serão as de amanhã (1 de julho) e quarta (2 de julho), quando pode fazer até -4ºC a -7ºC na fronteira com o Uruguai; -6ºC a -8ºC na Serra do Sudeste; e -5ºC a -7ºC nos Campos de Cima da Serra. (...) É um feroz começo de inverno de chuva e frio que testa os gaúchos, mas passado o gelo desta semana os dados indicam que haveria um período de chuva mais escassa e com dias mais amenos". https://metsul.com/meteorologista-estael-sias-um-comeco-de-inverno-feroz/, 30-06-2025, 07h36.

Ficamos na expectativa da chegada de dias mais amenos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário