![]() |
| https://www.flickr.com/photos/44841559@N03/10310459366/in/photostream/ |
Esta estampa foi lançada por Edwards, Ringer & Bigg Cigarettes (empresa de Bristol, Inglaterra) na série Bandeiras das Nações.
É o ano de 1907, e esta seria a bandeira do Brasil; o Brasão de Armas do Brasil; e o jaque ou jack - uma bandeira içada na proa (frente) de um navio.
Raramente o Brasil aparecia num card e os erros eram frequentes. Mas aqui passou do limite:
Vejamos, ao centro, o Brasão de Armas do Brasil: dois ramos de café estão desenhados e o correto é um ramo de café à esquerda e um ramo de fumo à direita. Na parte central estão cinco estrelas que representam o Cruzeiro do Sul, porém, a sua posição é incorreta e não representa a constelação.
Em 1907, o Brasil tinha vinte estados e estão representados apenas treze estados (treze estrelas no escudo e não vinte estrelas). Não me deterei em outras incoerências que descaracterizam o Brasão brasileiro.
E pode piorar, pois o Jack ou jaque, na bandeira naval da direita, o correto são treze estrelas no comprimento e nove na largura, totalizando vinte e duas estrelas. A gravura traz doze estrelas no comprimento e nove na horizontal, totalizando vinte e uma estrelas. Muito bom, pois quase acertou. Congratulations. O problema é que a jaque brasileira é na cor azul-marinho e não na cor verde. Foi um erro grave, porém, ainda não foi o limite. Tem mais um pouco...
A bandeira brasileira (nacional) no lado esquerdo trata-se da bandeira do Império Brasileiro que foi derrubado em 1889 com a Proclamação da República. Ou seja, os brasileiros da época desconheciam, mas o Brasil continuava a ser Monarquista em 1907. A República ainda não havia nascido.
Se tantos erros fossem comedidos com símbolos nacionais de um país europeu a empresa seria penalizada num período de exacerbado nacionalismo. O Brasil deveria ser visto como uma terra muito distante, vivendo no período Imperial e cuja colonização foi espanhola - como são representados os tipos humanos em muitos cards de outras empresas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário