![]() |
https://metsul.com/alerta-de-chuva-excessiva-inundacoes-e-alagamentos-no-litoral-gaucho/07-04-2025, 20h07. |
A MetSul Meteorologia postou uma matéria relevante sobre a rodada de chuvas que está iniciando.
Conforme a MetSul: "Volumes muito altos a localmente excessivos de chuva podem atingir a faixa costeira do Rio Grande do Sul com acumulados em alguns pontos que podem atingir em apenas dois a três dias 100% a 200% da média histórica de precipitação de abril. Uma área de baixa pressão que ingressou no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, com mais de 100 mm de chuva no Oeste do estado, migra para o oceano e a sua curvatura vai favorecer chuva volumosa ao longo da costa gaúcha. Os dados analisados pela MetSul indicam que há risco de chuva por vezes forte a intensa com altos volumes tanto no Litoral Sul como no Litoral Norte gaúcho até o meio desta semana e em alguns pontos até quinta-feira. Conforme a maioria dos dados analisados, embora possa chover com altos acumulados em pontos do Litoral Norte, os maiores volumes de daria na costa da região de Palmares do Sul para o Sul, em direção a Tavares, Mostardas, São José do Norte, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar". https://metsul.com/alerta-de-chuva-excessiva-inundacoes-e-alagamentos-no-litoral-gaucho/.
O modelo de previsão das chuvas para o período de 7 a 10 de abril (segunda a quinta-feira) indica a "possibilidade" da precipitação no Rio Grande do Sul. O modelo não é uma fotografia do futuro e sim uma projeção feita no presente.
Fiz um recorte no mapa para analisar Rio Grande - indicada com a seta azul que desenhei junto aos Molhes da Barra. As duas linhas pretas sinuosas é a Lagoa dos Patos e a linha preta da direita é o litoral. A cor em que esta desenhada a área urbana e parte da área rural da cidade do Rio Grande, indica acumulados entre 100 a 150mm de chuva.
A linha central sinuosa é a margem da Lagoa dos Patos e no lado direito está o município de São José do Norte. As cores em lilás claro e escuro mostram entre o Estreito e o Bojuru marcas de 250 a 400mm de chuva. A área urbana está na faixa dos 150mm.
Esta não é a realidade e sim o modelo. Que vai chover é certo. Se será com tamanha intensidade, somente saberemos acompanhando os eventos até a próxima quinta-feira.
A expectativa é que a realidade passe longe da projeção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário