Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

segunda-feira, 3 de março de 2025

TORNADO NO URUGUAI

Tornado em 03 de março de 2025 em Taquarembó (Uruguai). Fotografia de Mario Furtado. 
Reproduzido de https://metsul.com/supercelula-de-tempestade-forma-grande-tornado-no-uruguai/


 Nesta segunda-feira, 3 de março, um tornado se formou no Departamento de Taquarembó no Uruguai. 

Por volta das 15h o tornado por área desabitada da localidade de Clara e não provocou prejuízos ou mortes. 

O Uruguai, Argentina, Paraguai e o sul do Brasil estão na área de abrangência do Corredor de Tornados da América do Sul. Portanto, estes fenômenos não são raros de ocorrer. 

Segundo a MetSul Meteorologia "esse corredor se dá devido a uma combinação de fatores meteorológicos, como a colisão de massas de ar quente e úmido provenientes da Amazônia com massas de ar frio oriundas da Antártida. Essa interação gera tempestades severas, conhecidas como supercélulas, que frequentemente dão origem a tornados. A região do Pampa argentino e gaúcho, bem como partes do Paraguai e Uruguai, é especialmente vulnerável. No Brasil, os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná são os mais afetados". https://metsul.com/supercelula-de-tempestade-forma-grande-tornado-no-uruguai/, 03-03-2025, 20h38.

A matéria da MetSul traz informações sobre alguns tornados ocorridos neste "Corredor" que evidenciam que a ocorrência não se restringe a tornados F0 e F1. Reproduzo as informações sobre tornados em Guaraciaba, Dolores, San Justo e Encarnación: 

"Embora menos estudado do que o famoso Tornado Alley nos Estados Unidos, o Corredor de Tornados da América do Sul tem registrado eventos extremos com intensidades comparáveis. Em 2009, um tornado de categoria F4 atingiu Guaraciaba (SC), deixando um rastro de destruição e vítimas fatais. Em 2016, um tornado devastador atingiu a cidade de Dolores, no Uruguai, com ventos superiores a 250 km/h. O tornado de San Justo, ocorrido em 13 de abril de 1973, é considerado o mais forte já registrado na América do Sul e um dos mais violentos do mundo. A cidade de San Justo, na província de Santa Fé, Argentina, foi atingida por um tornado classificado como F5 na escala Fujita, o único com essa intensidade confirmado no continente. O tornado devastou grande parte da cidade, destruindo casas, arrancando árvores e lançando veículos a grandes distâncias. Estima-se que os ventos tenham ultrapassado 320 km/h, deixando um cenário de completa destruição. O saldo da tragédia foi de 63 mortos e mais de 200 feridos, além de centenas de desabrigados. A violência do tornado foi tamanha que estruturas de concreto foram arrancadas do solo. O tornado de Encarnación, ocorrido em 20 de setembro de 1926, foi um dos eventos meteorológicos mais destrutivos da história do Paraguai. Classificado como um F4 na escala Fujita, ele devastou a cidade de Encarnación, localizada no sul do país, na fronteira com a Argentina. O fenômeno foi gerado por uma intensa tempestade que se formou na região, resultando em ventos superiores a 300 km/h. O tornado destruiu centenas de edificações, arrancou árvores e lançou destroços a quilômetros de distância. A tragédia deixou um saldo de além de 300 mortos e um número elevado de feridos e desabrigados, sendo considerada a pior catástrofe natural já registrada no Paraguaihttps://metsul.com/supercelula-de-tempestade-forma-grande-tornado-no-uruguai/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário