![]() |
https://www.oselo.com.br/produto/1840-carta-de-rio-grande-para-porto-alegre-e27624/ |
O que a "capa" desta carta pode nos dar de informações históricas?
Tenho apenas esta imagem e não o conteúdo da carta!
Ela foi endereçada ao Sr. Firmino Luiz Gomes de Abreu, Almoxarife do Arsenal de Guerra na cidade de Porto Alegre.
O carimbo linear de emissão (em preto) é a cidade portuária Rio Grande. A data é 1 de janeiro de 1840, ou seja, na metade do tempo em que durou a Revolução Farroupilha (1835-1845). Em Porto Alegre foi pago o porte de 40 réis. Ainda não havia selo postal, que surgiu no Brasil em 1843 com o Olho de Boi. A correspondência era enviada e paga pelo destinatário. Como muitas vezes o destinatário resolvia não aceitar a correspondência para não fazer o pagamento, o uso do selo fez com que o porte fosse pago previamente pelo emissor da correspondência reduzindo o prejuízo do Correio.
Estrategicamente, Rio Grande era uma cidade portuária essencial para a chegada, do Rio de Janeiro, de tropas, munições e mantimentos para o esforço do governo Imperial na luta contra os Farroupilhas. O controle imperial da Barra do Rio Grande é fundamental para a circulação dos navios de guerra e da circulação pela Lagoa dos Patos e Lagoa Mirim. O acesso a Porto Alegre por água seria inviabilizado com a perda do controle da Barra do Rio Grande.
O teor desconhecido da carta, hipoteticamente, deve ser o de um responsável militar pela defesa da cidade do Rio Grande e de São José do Norte, pedindo o envio de equipamento militar/munição ou comunicando da chegada de um navio com novos suprimentos para o Arsenal de Guerra.
A carta foi enviada para Firmino Luiz Gomes de Abreu, nascido e falecido em Porto Alegre (1809-1843). A morte está relacionada aos combates farroupilhas? Firmino, conforme inventário, tinha razoáveis posses com 15 escravos e 4 imóveis (rurais e urbanos). Um dos filhos de Firmino, se casou em Porto Alegre com a professora e poetisa Luciana Maria de Abreu (que foi abandonada recém-nascida na roda dos expostos da Santa Casa de Porto Alegre). Luciana foi pioneira na emancipação feminina no RS.
Se o assunto da carta envolveu a segurança da Barra do Rio Grande, encontramos sintonia com a sequência dos eventos que no presente conhecemos e no calor da hora era intuições/precauções e não certezas. Em 16 de julho de 1840, São José do Norte foi invadida pelas tropas farroupilhas lideradas por Bento Gonçalves e Garibaldi. Foram rechaçados pelas forças imperiais. O objetivo farroupilha do controle da Barra do Rio Grande acabou frustrado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário