Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

O DILÚVIO NO CURRAL ALTO

 

Fotografia Vanesa Peres In: https://metsul.com/wp-content/uploads/2025/01/curral4.jpg

Boletim da MetSul no final de semana (18 de janeiro) trazia o seguinte alerta:

“Embora não haja consenso entre os modelos sobre onde deve mais chover, diversas simulações computadorizadas há dias indicam o potencial de chover muito, especialmente entre a madrugada e de manhã nesta segunda, em perímetro entre a Lagoa Mirim e arredores, o Chuí, Santa Vitória do Palmar e áreas ao Sul de Pelotas e Rio Grande, notadamente no eixo da BR-471 junto à área de Curral Alto e à reserva ecológica do Taim”, destacou o boletim da MetSul Meteorologia.

A previsão é que o epicentro do excesso de chuvas seria o Curral Alto (Santa Vitória do Palmar). Incrivelmente, bingo!

Na madruga e manhã de domingo, dia 19, choveu 419 mm numa estação da Agência Nacional de Águas no Curral Alto. Um terceiro da média caiu em menos de 24 horas. Dezenas de milhares de hectares de arroz e soja ficaram submersos. 

É um volume absurdo de chuva, sendo o evento de chuva mais extraordinária desde a Grande Enchente de 2024. 
A Metsul destacou, algo que pensei em relação a Rio Grande ou Pelotas: "o boletim indicava que a chuva extrema afetaria uma zona de baixa densidade populacional, como é o da reserva do Taim e imediações. A quantidade de chuva que se precipitou em horas tivesse ocorrido na Serra, nos vales ou na Grande Porto Alegre – de alta densidade populacional e relevo acidentado com hidrologia complexa – e a consequência seria um desastre de grandes proporções".

Imaginem este volume de chuva em curto período se projetando em Rio Grande ou Pelotas? 

No dia 17 de janeiro, esta tromba d'água se formou na praia da Capilha, Lagoa Mirim, Rio Grande.
 
Este tornado permaneceu sobre a massa de água e não rumou para terra. 

De certa forma foi um sinalizador da instabilidade atmosférica na região, pois, menos de 48 horas depois, 70 km ao sul, em Curral Alto, ocorreu este volume excepcional de chuva. Enfatizando que os dois fenômenos não tem correlação direta. É uma liberdade poética deste autor. 

https://metsul.com/wp-content/uploads/2025/01/tromba.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário