Fotografias: Luiz Henrique Torres. |
Estes produtos me fazem lembrar da infância na cidade de Santa Cruz do Sul. A Padaria Jamaica, próximo a rodoviária, era um local que vendia bolachas, bolos, cucas e pães com sabor da cultura alemã. Isto já recua a meio século. Em Santa Cruz, ainda produzem estes produtos com perfil caseiro e não industrial?
Há pouco mais de uma década, encontrei alguns destes produtos caseiros na cidade de São Lourenço do Sul com sua tradição alemã e pomerana.
Foi possível degustar e recordar um pouco do passado gastronômico dos tempos de criança. As fotografias mostram o pão "broa de Jesus", a bolacha de mel Natal e o wafel.
O local fica no centro de São Lourenço e se chama Padaria Degar que está completando 30 anos de fundação em 2025.
Alguns dias antes da véspera de Natal fiz uma visita a Padaria Degar com um intuito de fazer um pequeno "rancho" de guloseimas que deixariam as formigas com ciúmes. Enchendo os alforjes retornei para curtir os sabores aqui na cidade do Rio Grande, onde temos ótimas padarias, com enfoques mais lusitanos. Daí são os sabores portugueses a serem curtidos. Indo em direção a fronteira com o Uruguai já encontramos os sabores espanhóis e as adaptações platinas (uruguaias e argentinas).
As culturas vão modelando os sabores e as construções das paixões gastronômicas. O resultado é uma riqueza de experiências olfativas e degustativas que amenizam as experiências mais brutalizadas do cotidiano de nossa existência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário