Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

REVOLUÇÃO URUGUAIA DE 1904

Revolução Uruguaia em março de 1904. Transporte de tropas governistas (Exército).
 Acervo: Biblioteca Nacional do Uruguai. 
 

No dia 24 de abril de 1904 entrou na Barra do Rio Grande o vapor oriental Ternero, conduzindo 600 homens do Exército Uruguaio, comandado pelo Coronel Cabrera. O destino era a guarnição de Artigas (fronteira com Quaraí) que estava sitiada pelos revolucionários Blancos. 

Não foi permitido o desembarque das tropas para cruzar o território brasileiro (por via ferroviária?), pois, não era permitida a passagem de forças estrangeiras para operações militares. Depois de alguns dias, o vapor Ternero retornou para Montevidéo. O contexto desta visita é que o Uruguai passava por um difícil momento de confronto militar: a Revolução Uruguaia que foi uma guerra civil que eclodiu em janeiro e se estendeu até outubro de 1904. 

O confronto foi entre os nacionalistas (Blancos) com liderança do caudilho  uruguaio Aparício Saraiva contra o Presidente da República do Partido Colorado José Battle y Ordóñez. O presidente buscava a centralização do poder administrativo e hegemonia da urbanidade e da intelectualidade frente às cisões políticas do nacionalismo caudilhista rural. Numa ampla visão é projetar o Uruguai na modernidade urbana e reduzir o poder caudilhesco que nutria a bipolarização blancos x colorados. Violentos enfrentamentos militares foram travados entre os dois grupos e Aparício Saraiva acabou baleado na Batalha de Massoler morrendo alguns dias depois. Uma era de forte presença caudilhesca e ruralista estava acabando na última grande guerra civil uruguaia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário