|
Revista Careta, Rio de Janeiro, 30 de abril de 1910. https://memoria.bn.gov.br/docreader |
Desde a Antiguidade, ao longo da Idade Média e parte da Idade Moderna, a aparição de cometas esteve ligada a sinais de desgraça, maus presságios de mudanças, crises políticas, anunciação de pestes devastadoras, anúncio de catástrofes, previsão de más colheitas e até a eclosão de Guerras!
O atual cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) ou apelidado "Cometa do Século" foi descoberto apenas em janeiro de 2023 e passou a aparecer tenuamente no céu a partir de 22 de setembro de 2024.
Um cometa era um astro estranho que desarmonizava a perene sucessão da passagem das constelações, cuja rotina, trazia a noção tranquilizadora do Equilíbrio dos Mundos. Este estranhamento nos céus trazia o medo...
Se estivéssemos no passado, poderíamos relacionar a passagem deste cometa com a Guerra que está em esboço/andamento no Oriente Médio. E este passado supersticioso de fato é recente, pois até a passagem do Cometa Halley em 1910, parte da população mundial acreditava que graves danos poderiam ocorrer aos terráqueos (gases venenosos etc) com a passagem do cometa. Desde o século XVIII, o racionalismo iluminista e a lógica científica nos deram ferramentas para repensar as crenças populares em seus aspectos inverossímeis e escatológicos. Pelo menos tentou...
Porém, de fato, o cometa passou a se tornar visível num momento de crescendo do enfrentamento das tropas israelenses se aproximando da fronteira com o Líbano. No dia 27 de setembro, o principal líder do Hezbollah foi morto num ataque aéreo da aviação de Israel em Beirute. No dia 1 de outubro, tivemos o ataque com cerca de 200 mísseis balísticos, por parte do Irã, às cidades israelenses de Tel Aviv, Jerusalém e Haifa.
O próximo passo é o tamanho da resposta militar de Israel e da hipotética retaliação por parte do Irã que poderá arrastar o Oriente Médio para uma guerra complexa com impactos mundiais. O alvo mais sensível no Irã é a central de enriquecimento de urânio de Natanz.
Muito complexo o cenário. As próximas horas ou poucos dias mostrarão o que se pode esperar de nosso horizonte de possibilidades de uma saída menos catastrófica do atual cenário.
Será que o cometa já sabe o que está por vir nos próximos dias?
Nenhum comentário:
Postar um comentário