https://hemeroteca-pdf.bn.gov.br/829447/per829447_1903_00015.pdf Almanak Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1903. |
Alfredo Ferreira Rodrigues buscou nas reminiscências históricas, argumentação para questionar o pioneirismo no Rio Grande do Sul do transporte de dois lanchões em carretas de bois, quando Garibaldi transportou as embarcações entre o saco de Capivari até a Barra do Rio Tramandaí. Evento ocorrido em julho de 1839.
Porém, Ferreira Rodrigues argumenta que na campanha militar brasileira no Uruguai, no ano de 1827, os corsários Fournier e Soriano, transportaram lanchões entre Maldonado até a Lagoa Mirim. Com este movimento, até abril de 1828, os orientais controlaram a navegação na Lagoa Mirim e propiciaram o deslocamento de tropas para um ataque a Vila do Rio Grande sob o comando do General Lavaleja. A reação das forças brasileiras desmobilizou os planos de ataque.
Este relato evidencia as preocupações que se tinha na Vila do Rio Grande de uma invasão de caudilhos uruguaios, a partir da superação da defesa no Taim e ocupação da localidade. A construção da primeira linha de trincheiras na proximidade do atual Canalete da Major Pinto, ocorreu por volta de 1825, no contexto da Guerra Cisplatina. Estas trincheiras seriam a última defesa da população local contra uma invasão estrangeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário