Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

PEDRO BOTICÁRIO (1834)

https://play.google.com/books

 

Pedro José de Almeida, o Pedro Boticário, nasceu em Porto Alegre em 1799 e faleceu na mesma cidade em 8 de abril de 1850). 

Atuou como jornalista, boticário, advogado e juiz de paz. Defensor do liberalismo radical dos farroupilhas, foi conhecido por sua atuação verbalmente agressiva e pasquinense na imprensa. Seu apelido era vaca brava devido a sua agressiva verboreia e odiava os portugueses a quem ameaçava com deportação do Brasil. Foi militante na Revolução Farroupilha sendo preso na Ilha do Fanfa e enviado para o Rio de Janeiro em 1836, dividindo cela com Bento Gonçalves. 

No documento acima, reproduzido no Annuario do Estado do Rio Grande do Sul para o ano de 1893, Pedro Boticário está como Juiz de Paz. Está "gentilmente", respondendo ao encarregado da estatística da Província, o qual era português. Boticário, escreveu tantas diatribes que chegou a se referir ao encarregado como "forasteiro galego" um escravo de "Pedro Panaca" que é D. Pedro I/IV, então na condição de Rei de Portugal até a sua morte, três meses depois, em 24 de setembro de 1834. Imaginem a comemoração de Boticário com o falecimento de D. Pedro I do Brasil e D. Pedro IV de Portugal! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário