Almanak Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1897. https://hemeroteca-pdf.bn.gov.br/829447/per829447_1897_00009.pdf |
As propagandas de remédio eram muito apelativas no final do século XIX. Continuaram a ser no século XX... O mercado era disputado avidamente com produtos estrangeiros e nacionais.
Havia também produção regional e local de medicamentos com manipulação em boticas (local onde era produzido e vendido o medicamento) onde o boticário era responsável por manipular produtos químicos ou vegetais para produzir estes remédios.
As propagandas buscavam o apelo no depoimento pessoal de algum desenganado que se curou tomando determinado remédio. No caso são as pílulas do Dr. Heinzelmann para curar anemia e fraqueza através do consumo de pílulas ferruginosas. O Dr. Heinzelmann era médico e farmacêutico formado na Universidade de Berlim e Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. O médico atuava a longos anos no Rio Grande do Sul, hipoteticamente desde 1840-1850.
O depósito geral destas pílulas ficava na Livraria Americana que realizava a comercialização dos vidros nas lojas de Pelotas, Porto Alegre e Rio Grande.
Nenhum comentário:
Postar um comentário