Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

terça-feira, 30 de julho de 2024

O LIBERAL RIO-GRANDENSE (1836)

Acervo: https://memoria.bn.br

O Liberal Rio-Grandense foi um jornal publicado na cidade do Rio Grande pela Typografia do Mercantil (Rua Direita - atual General Bacelar). 

Esta edição é do dia 23 de janeiro de 1836. A Revolução Farroupilha teve início em 20 de setembro de 1835 com a invasão de Porto Alegre. O jornal defende uma postura legalista voltada ao Império Brasileiro e está rechaçando ideias separatistas ligada aos revoltosos farroupilhas. Nesta data, talvez ninguém imaginasse que o movimento estivesse apenas começando e que se estenderia até março de 1845. 

Na primeira página da edição foi reproduzida a "Proclamação. Briosos Rio-Grandenses!", escrita pelo recém empossado Presidente da Província do Rio Grande do Sul José de Araújo Ribeiro. A posse foi realizada em Rio Grande, porém, a Assembleia Legislativa (em Porto Alegre controlada pelos farrapos) não aceitou a indicação do Império. A resistência neste momento surtiu efeito, porém, não impediu que José de Araújo Ribeiro governasse a Província entre julho de 1836 a janeiro de 1837. Um período crítico de confrontos, pois em setembro de 1836 ocorreu a ruptura de parte do Rio Grande do Sul em relação ao Brasil: a proclamação da República Rio-Grandense por Antonio de Souza Netto. 

José de Araújo Ribeiro nasceu, em família de charqueadores, em Barra do Ribeiro no ano de 1800. Bacharelou-se em Leis (Direito Civil) pela Universidade de Coimbra. A partir de 1849 foi senador do Império pela Província do Rio Grande do Sul até sua morte em 1879. Recebeu o título de Barão do Rio Grande em 1866 e Visconde do Rio Grande em 1874. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário