https://www.flickr.com/photos/44841559@N03/4169044504/in/photostream/ |
Card francês do Chocolat Lombart editado em 1910.
O literato francês Alexandre Dumas (pai) destacou-se internacionalmente em obras como Os Três Mosqueteiros, O Conde de Monte Cristo, O Homem da Máscara de Ferro, Joseph Balsamo e inúmeras obras. Sua carreira teve início como dramaturgo e escreveu a peça Henrique III e sua Corte.
Dumas escreveu muitas crônicas históricas e romances com forte carga de aventura em que buscava interagir com a imaginação dos leitores. Suas narrativas evocavam princípios de lealdade, coragem, justiça, amizade etc. Os Três Mosqueteiros traz muitas narrativas ligadas a admiração que tinha por seu pai.
No centro da imagem estaria Alexandre Dumas que parece um homem "branco". De fato, ele era um homem "negro" cuja avó era a africana Marie-Cessette Dumas que foi escrava na colônia francesa de São Domingos (atual Haiti). Seu pai era o general Thomas-Alexandre Dumas, filho de Marie.
A imagem promoveu o branqueamento do grande literato Alexandre Dumas buscando esconder que era um homem negro admirado dentro e fora da Europa.
Vejamos uma fotografia do literato Dumas e abaixo, a do seu pai, um destacado general francês:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Alexandre_Dumas_(pai)#/media/Ficheiro:Alexander_Dumas _p%C3%A8re_par_Nadar_-_Google_Art_Project.jpg |
Nenhum comentário:
Postar um comentário