Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quinta-feira, 20 de junho de 2024

TRAJE DA MULHER BRASILEIRA EM 1900

 

https://www.flickr.com/photos/44841559@N03/5526814955/in/dateposted/

Card alemão editado em 1900 pela Kaiser Barbarossa Coffee.

A primeira observação a ser feita é do Brasão de Armas

Ao tratar de símbolos nacionais, é preciso haver um rigor na reprodução do original. Há uma legislação federal que trata do tema com detalhamento. É o caso do Brasão de Armas da República Brasileira cujo "escudo redondo será constituído em campo azul-celeste, contendo cinco estrelas de prata, dispostas na forma da constelação Cruzeiro do sul". Porém, se observa que a forma do Cruzeiro do Sul não foi reproduzida. 

Assim como o ramo de café frutificado que está sem as frutas no lado esquerdo. E o ramo de fumo florido em que se observa três flores e não seis. 

Em relação ao círculo de estrelas que representam cada estado brasileiro, no original desta época são 20 estrelas e no card são 16

A comparação visual pode ser feita observando o Brasão de Armas no ano de 1889, que deveria ser o modelo para reprodução artística no card: 



Brasilische Frauentracht é o "traje da mulher brasileira". Tenho dificuldade em observar nesta imagem os trajes de uma mulher da elite brasileira em 1900. É um belíssimo vestido tubular ainda incomum para esta época acompanhada de uma longa manta. Observo uma espanhola com as flores no cabelo e não uma brasileira. Mas esta afirmação é vaga, pois, exige um estudo sobre história da moda feminina no Brasil e está além da minha competência neste momento. Em parte é um condicionamento cerebral que expressa um método comparativo/reprodutivo: a maioria dos cards reproduzem mulheres à espanhola e não brasileiras. Muitas vezes identifiquei data aproximada de fotografias pelas roupas e adereços utilizados. É extremamente útil uma visão da moda e do respectivo país, para encontrar incoerências culturais, geográficas e temporais num objeto visual. 

Ao fundo está uma fazenda de tabaco.  Nesta época o maior produtor de tabaco no Brasil se localizava na região litorânea da Bahia. A imagem possivelmente remete a este cenário? A mulher retratada deveria ser uma baiana?

Nenhum comentário:

Postar um comentário