Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

segunda-feira, 17 de junho de 2024

COURAÇADO MINAS GERAIS

https://www.flickr.com/photos/44841559@N03/6836560670/in/dateposted/

 Este é um exemplar relativamente raro!

Trata-se de um card de 1904 com um navio da Marinha do Brasil anexado no cigarro Will's. 

Trata-se do Minas Gerais um couraçado mandado construir pelo governo brasileiro junto a um armador britânico: Armstrong W. Vickers. Porém, a imagem de 1904 é apenas um projeto, pois, o couraçado entrou em serviço somente em 1910. O Brasil foi o terceiro país do mundo a ter um navio tão potente, o que levou os Estados Unidos, a pressionarem o país para cancelar a encomenda. O pedido foi ignorado pelo Barão do Rio Branco.  Argentina e Chile entraram numa corrida bélica para adquirir navios de guerra mais potentes.

 Foram dois couraçados fabricados na Inglaterra: o Minas Gerais e o São Paulo, considerados parte da restrita lista dos mais poderosos do mundo na década de 1910. Foi iniciada a construção de um terceiro, o Rio de Janeiro, mas não foi concluído. 

Inúmeros navios comercias e de guerra tiveram a imagem reproduzida nos cards de cigarros. Especialmente, embarcações das marinhas europeia e da americana. Os cards também tinham a função de enfatizar o poder militar e a capacidade de dominação dos países numa fase imperialista.  Nesta direção, a América do Sul parece não existir militarmente. Pelo menos até o susto internacional decorrente do Brasil adquirir os dois couraçados e o temor em destruir as Marinhas do Cone Sul. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário