Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quarta-feira, 15 de maio de 2024

SÃO LOURENÇO DO SUL - ENCHENTE AO VIVO

Em Rio Grande poderíamos seguir a ideia que está disponível em São Lourenço do Sul. Foi instalado um sistema de filmadoras junto ao ponto de encontro de turistas que é o Free Lanches Restaurante

O nome da página no youtube é: Régua do Nível da Lagoa dos Patos em São Lourenço do Sul https://www.youtube.com/watch?v=q7QnXeR2tCw

No primeiro print da filmadora que funciona ao vivo, se observa a Praia das Ondinas com a água chegando até a linha de construções. Para quem conhece o local isto é assustador, pois o declive até a praia é bastante razoável.  Pelo entulho acumulado na parte seca de areia se percebe que o nível já esteve bem mais alto. Diálogo mantido na página se refere a ter estado uns 40 cm acima. 


https://www.youtube.com/watch?v=q7QnXeR2tCw


A segunda imagem mostra o avanço das águas adentrando o Bairro Balneário na Rua Profa. Isolina Passos. A água avança pelo menos até a Rua Sepé Tiarajú. Este é apenas um dos pontos de avanço o que se estende ao longo de trechos da Orla. 

https://www.youtube.com/watch?v=q7QnXeR2tCw

A terceira imagem mostra um ponto turístico tradicional de comércio e praia, que é a Rua Getúlio Vargas de onde se observa a linha praial. Alguns metros à esquerda fica o Restaurante Tropicalis. Um pouco a frente está a Praia das Nereidas (submersa). 

https://www.youtube.com/watch?v=q7QnXeR2tCw

Se tivéssemos mais filmadoras teríamos uma noção mais clara do impacto da enchente em diferentes pontos desta cidade, como é o caso da Barrinha e do Rio São Lourenço. 

Em Rio Grande, não faltam locais para instalar câmeras. Apenas hipoteticamente: no CCMar, Hotel Swan, Câmara do Comércio, Alfândega do Rio Grande, Mercado Público, algum prédio funcional junto a Rua Almirante Barroso, na Henrique Pancada etc. A elevação da água poderia ser observada ao vivo como um alerta a mais para a população ou um alívio temporário no caso de recuo. 

Vivemos numa cultura do vídeo! A didática passa por ele! Uma linguagem técnica pode, muitas vezes, afastar o interesse da população não acadêmica devido ao vocabulário distanciado  do cotidiano. 

E esclareço que os boletins informativos referentes a enchente publicados pela Prefeitura Municipal do Rio Grande tem sido valiosos e buscam uma linguagem objetiva com informações úteis para a comunidade. A filmagem ao vivo teria um papel complementar e ágil para visualizar e dimensionar o movimento da Lagoa em tempo real. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário