Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

domingo, 19 de maio de 2024

ALERTA - O RETORNO DA CHUVA

 

Projeção da chuva acumulada no Rio Grande do Sul no período de 19-26 de maio. https://metsul.com/semana-tera-novo-episodio-de-chuva-volumosa-e-forte-massa-de-ar-polar/19-05-2024.

Mais uma semana difícil para o Rio Grande do Sul. E não estou falando desta que encerra e, sim, da que inicia amanhã!

Matéria da Metsul publicada neste dia  domingo, dia 19, traz um alerta sobre novo episódio de chuva volumosa, queda acentuada de temperatura e forte vento sul.  

"A MetSul Meteorologia alerta que a semana que se inicia vai ter um novo episódio de chuva com altos volumes e o ingresso de mais uma massa de ar polar, que será de maior intensidade que a última e trará frio muito intenso para o Rio Grande do Sul e áreas do restante do Sul do Brasil. O novo episódio de chuva ocorrerá no momento em que o estado ainda passa por graves e sem precedentes enchentes em magnitude com muitas áreas quer permanecem sob as águas e um grande número de municípios com inundações, especialmente no Sul e na região metropolitana".


Será mais uma semana de alerta e que precisamos intensificar o espírito de coletividade. Possivelmente, o número de desalojados irá aumentar e o frio intenso será mais um cenário que exigirá a continuidade e ampliação de ajuda as populações afetadas. A perspectiva de chuva entre 75-100mm durante a semana e vento sul no sábado, com rajadas de 70 a 90 Km por hora, é muita problemática numa Lagoa dos Patos já tão alta na cidade do Rio Grande. 

"O que vai gerar elevação do Guaíba [além das chuvas] também será o vento Sul. Alertamos que na sexta e no próximo fim de semana o ingresso de uma forte massa de ar polar vai gerar vento Sul forte a intenso no Norte da Lagoa dos Patos, o que gerará represamento do Guaíba.
Neste tipo de situação no passado, com vento com a intensidade que se prevê, o Guaíba chegou a subir 30 cm a meio metro. Assim, alertamos para o risco de forte subida do Guaíba com chegada de vazão e vento Sul forte a intenso na sexta e no próximo fim de semana. Como o nível estará caindo até quinta, o segundo de enchente repique vai se iniciar com nível mais baixo do que no último, possivelmente abaixo de 4 metros, e não em 4,55 metros como no começo do primeiro repique. O vento Sul forte a intenso ainda vai gerar grandes ondas na Lagoa dos Patos, que passa por cheia recorde. Isso fará com que as condições na sexta e em parte do sábado em vários pontos da orla da lagoa mais se assemelhem a de uma maré de tempestade no oceano com inundações e ondas altas acompanhando o vento forte, o que trará inundações. A massa de ar polar que ingressa entre sexta e sábado no Rio Grande do Sul será forte intensidade e a mais forte até agora neste ano no Sul do Brasil. Vai trazer frio intenso no final da sexta, no próximo fim de semana e no começo da semana que vem com marcas abaixo de zero em várias regiões e geada ampla. O frio será prolongado em parte do Rio Grande do Sul, o que aumenta o drama de dezenas de milhares de desabrigados pelas enchentes em abrigos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário