|
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cjljpe8gn88o |
A BBC publicou esta informação sobre a precipitação em algumas cidades do Rio Grande do Sul entre o final de abril e os primeiros dias de maio de 2024. Estes valores foram muito superiores em muitas outras localidades menores (chegando a 800 mm). Mas temos um referencial para as chuvas no Norte do Rio Grande do Sul (Passo Fundo), Centro (Santa Maria), Serra (Caxias do Sul), Lago Guaíba (Porto Alegre) e Sul (Pelotas).
Em apenas dez dias (26 de abril a 5 de maio) tivemos o perfil de precipitação da tabela.
Comparemos com a tabela que elaborei referente a chuva na Grande Enchente de 1941 no período de 10 de abril a 14 de maio. Foram trinta e quatro dias de chuva, sendo indicado quantos dias choveu nestas cidades.
Percebe-se que na Grande Enchente de 1941 as chuvas se entenderam por um período de quase 34 dias para chegar a precipitação tão elevada. Em Porto Alegre, o clímax da enchente quando o Guaíba chegou na marca de 4,76 metros ocorreu no dia 8 de maio. Ou seja, vinte e seis dias do início das precipitações de maior volume.
O diferencial nesta Grande Enchente de 2024, denominação que passarei a utilizar para este evento extremo, é que em em menos de dez dias o nível do Guaíba chegou a marca de 4,77 metros no dia 3 de maio. Ou seja, foram apenas oito dias para superar a marca histórica de 1941. E foram apenas nove dias para chegar a marca de 5,02 metros.
Observamos que as precipitações de 2024, nestas cidades, são menores do que em 1941, mas, ocorreram num período mais curto impedindo a vazão mais espaçada de um grande volume de chuvas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário