Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quarta-feira, 6 de março de 2024

CENTENÁRIO DO PRÉDIO DO LEMOS JÚNIOR

 

Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. 

Nome fundamental para a história deste Ginásio/Escola foi Antônio Manoel de Lemos Júnior nascido na cidade do Porto (Portugal) em 4 de maio de 1827. Seu pai, sapateiro, migra para o Brasil e se instala com a família em Rio Grande.

 Lemos Júnior, em 1860, atuava como secretário na Biblioteca Rio-Grandense e tinha uma empresa chamada Depósito do Calçado Estrangeiro. Em 21 de novembro de 1902 Lemos Júnior faleceu com 75 anos de idade. Em seu testamento, deixou ações da Companhia União Fabril para a criação de um Ginásio e 200 contos de réis para serem aplicados numa Escola Politécnica (Engenharia). Em 16 de julho de 1906 é criado o Ginásio Lemos Júnior. O Intendente Municipal também é o Diretor do Ginásio.

Após os exames de admissão em 1 de março de 1907 tem início a primeira turma com 63 alunos. Em junho de 1908 é fundado o Grêmio de Estudantes.  A partir de 1909 a instrução militar é obrigatória aos alunos dentro do Ginásio. No ano de 1910 ocorre a equiparação ao Ginásio Nacional D. Pedro II (do Rio de Janeiro) o que atrai ainda mais o interesse de frequentar o estabelecimento. 

O Ginásio funcionou na Rua Benjamin Constant esquina com Dr. Nascimento, na Marechal Floriano n. 160 (ao lado da Intendência) e na Marechal Floriano n. 73 (esquina com Coronel Sampaio). Em 10 de setembro de 1922 é lançada a pedra fundamental do prédio atual na esquina da Rua Benjamin Constant com Rua Dr. Nascimento. Desta forma, o Ginásio que havia retornado em 1918 para este endereço originário, foi deslocado para o prédio do Clube Caixeiral. Em 16 de julho de 1924 ocorreu a  inauguração do novo prédio. Em janeiro de 1959 foi inaugurado o terceiro piso que deixou com o perfil atual. 

Este breve histórico buscou ressaltar que o atual prédio do Colégio Lemos Júnior está completando cem anos no próximo mês de julho. A documentação fotográfica reproduzida ao longo das postagens é uma documentação visual desta inauguração ocorrida a um século. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário