Almanaque Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1917. http://memoria.bn.br |
A Livraria Americana está anunciando a venda, em suas casas de Rio Grande e Pelotas, o livro O Tiro Brasileiro (em 1910 já havia edição) escrito por Antonio Carlos Lopes (1870-1931), o criador do Tiro de Guerra no Brasil.
Lopes era natural e proprietário de farmácia na cidade do Rio Grande. Em reunião no Clube Caixeral em 7 de setembro de 1902 ele criou a Sociedade de Propaganda do Tiro Brasileiro. Em 1906, o Ministro da Guerra Hermes da Fonseca, regulamentou por lei a Confederação de Tiro Brasileira.
Antonio Carlos Lopes se formou como Químico-Farmacêutico e estagiou em laboratórios da Suíça onde conheceu o sistema de defesa deste país em que cada cidadão recebia formação militar estando apto para a resistência armada em caso de invasão estrangeira. Desejava para o Brasil um sistema semelhante que desse qualificação e agilidade para garantir a resistência em caso de confronto bélico.
O Tiro de Guerra em Rio Grande recebeu a denominação de número 1 e centenas de Tiros foram criados em cidades brasileiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário