Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

MACEIÓ E A MINA DA PETROQUÍMICA BRASKEM

 

https://maceio.al.gov.br/noticias/defesacivil/prefeitura-de-maceio-atualiza-mapa-de-risco-e-justica-federal-inclui-bom-parto-em-realocacao acesso 01-12-2023.

Desde a década de 1970 o sal gema foi explorado em Maceió. Em 2018 inúmeros tremores de terra levaram ao deslocamento de quase 60 mil pessoas de áreas próximas a Região do Mutange. O solo começou a afundar e provocou rachaduras em cerca de 15 mil prédios. 

A situação se tornou crítica nos últimos dias de novembro de 2023 e a Prefeitura de Maceió decretou situação de emergência frente ao provável colapso de uma mina da petroquímica Braskem. 

O afundamento do solo poderá causar danos ambientais afetando a Lagoa Mundaú. A dimensão deste colapso poderá formar grandes crateras e provocar o colapso de outras minas. A gravidade da situação pré-catástrofe de Maceió é singular e poderá atingir, pelos tremores ou outros efeitos, grande parte da cidade. A previsão é de que o colapso ocorra nas próximas horas. 

Nota publicada às 18:44 do dia 30 de novembro:

"A Defesa Civil de Maceió permanece em ALERTA MÁXIMO devido ao risco iminente de colapso em uma das minas na região DO ANTIGO CAMPO DO CSA. Estudos mostram um aumento significativo na movimentação do solo na Mina 18, indicando a possibilidade de rompimento e surgimento de um sinkhole. Por precaução, a recomendação é clara: a população deve evitar transitar na área desocupada até uma nova atualização da Defesa Civil, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo. A equipe de análise da Defesa Civil ressalta que essas informações são baseadas em dados contínuos, incluindo análises sísmicas. A Defesa Civil de Maceió reitera a recomendação de evitar a área desocupada DO ANTIGO CAMPO DO CSA por questões de segurança".

Nenhum comentário:

Postar um comentário