Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

domingo, 10 de dezembro de 2023

ALFAIATES E COSTUREIRAS EM 1900

Almanaque Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1900. http://memoria.bn.br

 Réguas e giz francês para alfaiates e modistas eram vendidos pela Livraria Americana que trabalhava com uma grande diversidade de produtos que transcendiam a noção inicial de uma "livraria". 

Seria a "primeira e única casa que até hoje tem importado estas especialidades". Os três maiores mercados consumidores do Rio Grande do Sul estavam cobertos pela Livraria Americana: eram Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande.  

A alfaiataria era fundamental num período em que não existia lojas de departamentos em que se comprava roupas já prontas. As roupas deveriam ser feitas sobre medida seguindo todos os passos: da escolha do tecido até tirar as medidas do cliente. Alfaiates ou costureiras eram reconhecidas por suas qualidades ou esquecidas no caso de falhas. Era um mercado artesanal que foi profundamente abalado quando a produção de roupas industriais se impôs no mercado consumidor. 

A série Mr. Selfridge (2013-1016) abordou os primórdios de uma empresa de departamentos e confecções já prontas que funcionou em Londres a partir da década de 1910. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário