Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

O EL NIÑO CHEGOU!

 

Rio Grande, 04-09-2023, 16h. Acervo: Luiz Henrique Torres. 

Fotografia realizada do alto de um edifício localizado na rua General Neto na cidade do Rio Grande. A tarde estava chuvosa e o vento assoviava junto ao vidro. Era a tarde do dia 4 de setembro de 2023. Depois do ciclone de julho que deixou a cidade no escuro desta vez foi apenas chuva fraca e vento fraco. Muito diferente foi entre o centro e o norte do Rio Grande do Sul.

Nos primeiros minutos deste dia 4, visualizei a imagem do "radar de raios da Metsul" e fiquei assombrado pela atividade elétrica em grande parte do Rio Grande do Sul e na Argentina. Infelizmente, não era apenas atividade elétrica (fenômeno que causou mortes), mas o problema maior foi acúmulo de precipitação que chegou a níveis de 300 mm em Passo Fundo. Alguns locais do sistema Taquari-Antas chegou a 370 mm. 

O volume excessivo de água que foi despejado entre o Rio das Antas e o Rio Taquari (que é uma sequência daquele) transformou-se numa tragédia que está em andamento. Uma barragem de água provocou uma enchente catastrófica na região. Ainda na noite deste dia 4, segunda-feira, o Taquari saiu do leito e rapidamente invadiu a cidade de Roca Sales e Muçum. Outras cidades como Lajeado, Estrela e Arroio do Meio, estão sofrendo a invasão das águas na área urbana e rural. O número de cidades com alagamento está crescendo.  

Alguns vídeos na internet estão mostrando imagens da tragédia.  Esta é uma imagem de Roca Sales. 


Vista aérea de Roca Sales. https://youtu.be/8X72aJHXq2k?si=js0VCKBClf2Com6R


Neste momento, o maior temor é, quando as águas baixarem, que notícias vão chegar da cidade de Muçum. O número de vítimas poderá crescer e toda a torcida é para que isto não ocorra. 

Nos próximos dias os contemplados pelo endiabrado menino El Niño será  a região Oeste e Sul. Esperemos que não se aproxime destes níveis de precipitação ou de tempo tempestuoso. Mas, estão previstos dois eventos de mal tempo que ocorrerão entre amanhã à noite e o próximo ao dia 13. 

Infelizmente, quando surgiram às primeiras notícias de que poderíamos ter um evento de El Niño forte em 2023/2024 a expectativa foi bastante preocupante. Afinal, sofremos três anos de estiagem e entrarmos em bipolaridade extrema seria péssimo: da ausência de chuva para o excesso. Escrevi um livro sobre a Enchente de 1941 e sei a desestruturação material e psíquica que as inundações podem provocar no cotidiano das comunidades. 

Teremos muito o que comentar sobre os eventos meteorológicos dos próximos meses. Será preciso se organizar para que não se repita o que está ocorrendo neste momento no Vale do Taquari: não se pode evitar a precipitação das chuvas, mas se deve ampliar a informação e a solidariedade para evitar ao máximo as vítimas.  

Lamentavelmente, não há como não reconhecer: 

o El Niño chegou! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário