Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

domingo, 17 de setembro de 2023

LEÕES-MARINHOS NO CAIS DO PORTO VELHO

 

17-09-2023, 16h. Fotografia: Luiz Henrique Torres. 

17-09-2023, 16h. Fotografia: Luiz Henrique Torres. 


17-09-2023, 16h. Fotografia: Luiz Henrique Torres. 


17-09-2023, 16h. Fotografia: Luiz Henrique Torres. 

Estes dois leões-marinhos tem visitado com frequência o cais do Porto Velho junto a hidroviária.

 Estão buscando aquecimento ao sol e com a água elevada está mais fácil de subirem nas pedras. Parece pouco se importarem com o assombro das pessoas que os observam e fotografam. 

Nesta tarde de domingo, 17 de setembro, tive a oportunidade de fotografá-los e desejar-lhes boa sorte. Afinal, a poucos metros de distância às águas da Lagoa dos Patos estavam turbulentas devido a infestação de jet sky fazendo manobras radicais e poluição sonora. 

O lugar mais seguro, como eles adentraram o estuário da Lago dos Patos, se tornou as antigas pedras do cais do Porto Velho. 

Conforme o projeto "Pinípedes do Sul" esta espécie é o leão-marinho-do-sul (Otaria flavesens) que em nosso Estado são encontrados na Ilha dos Lobos (em Torres) e no Molhe Leste (em São José do Norte). "É uma espécie de mamífero aquático pertencente à família Otariidae, seu corpo é robusto, com focinho curto e largo, possuem uma camada de pelos e coloração marrom, variando de marrom dourado (filhotes e fêmeas) a marrom escuro quase preto (machos) e podem viver entre 18 e 20 anos. É conhecido como leão marinho devido ao som característico da espécie que lembra um rugido de leão e por possuírem uma “juba” ao redor da face, com grande quantidade de pelos nos indivíduos machos adultos. São animais considerados de baixo risco de extinção. Os machos atingem comprimento máximo entre 245 e 266 cm e pesam entre 200 e 350 Kg. As fêmeas alcançam entre 200 e 204 cm" (https://www.pinipedesdosul.com.br/index.php?p=nossas_especies_lista&id=MjQ=)

Nenhum comentário:

Postar um comentário