Acervo: https://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_cartografia/cart529816/cart529816.jpg |
Planta da Barra do Canal de São Gonçalo pelo cartógrafo Pedro Garcia da Cunha (Rio de Janeiro, RJ : Lith. do Archivo militar).
A peça cartográfica remete ao distante ano de 1838 e identifica parte do curso do São Gonçalo até desaguar na Lagoa dos Patos. Na margem esquerda é Rio Grande com algumas casas de palha possivelmente de pescadores. Na margem direita é Pelotas e o "Saco de Pelotas" com um detalhe no canto direito superior: o desenho de árvores (pomares?) e a palavra "laranjal". Exatamente, o atual Laranjal está nomeado nesta planta confirmando a oralidade de que o nome provém da plantação de laranjas nesta área.
Numa aproximação "rasteira" calculei no mapa (que usa a medida de braças) a distância de 1.500 braças entre a barra até o "laranjal", e convertendo para 2,2 metros temos a distância de 3.300 metros. Fazendo uma linha no Google Earth entre a barra até o atual Laranjal cheguei a 3.300 metros na altura do Centro Comercial Mar de Dentro. Ou seja, há uma coerência do laranjal de 1838 coincidir com o espaço urbano de 2023.
Barra do São Gonçalo e Laranjal. https://www.google.com.br/earth/acesso em 02-09-2023. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário