Muralhas de Paris em 1450. Havia muitos buracos na parte inferior das muralhas por onde os lobos entravam. |
Paris, 1450!
A Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra havia trazido extrema pobreza à população francesa. A produção agrícola ficou comprometida e a fome se tornou crônica. As florestas foram exauridas com a tentativa de ampliar as áreas agrícolas e animais fugiram desequilibrando o ecossistema. Alcateias de lobos famintos começaram a atacar os vilarejos e inclusive a cidade de Paris. Os muros que protegiam a cidade dos exércitos invasores estavam com muitos buracos e os lobos famintos começaram a invadir as muralhas e devorar moradores: mais de quarenta parisienses foram mortos.
Nas ruas reinava o pânico e o extremo frio do inverno. Os ataques também deviam alimentar o imaginário de que seriam lobos ou lobisomens que estavam agindo. As maiores vítimas eram mulheres, crianças e pessoas com pouca capacidade de reação. Um lobo chamado Courtaud supostamente liderava os ataques organizados.
A população conseguiu contra-atacar e conduzir dezenas de lobos até a frente da Catedral de Notre-Dame. Neste local os lobos foram cercados e chacinados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário