O Intransigente, 29-03-1912. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
Inúmeras apresentações artísticas foram realizadas em Rio Grande desde o século XIX. O meio de transporte era pelas águas e uma cidade portuária se beneficiava desta condição. Em especial, devido a companhias artísticas europeias e americanas, buscarem o mercado de consumo existente em Buenos Aires e Montevidéo. Rio Grande é um entreposto deste caminho para o Rio da Prata e muitas vezes, as embarcações ancoravam junto ao Porto Velho. Negociar apresentações ou já programar incursões até Pelotas, Jaguarão ou a Porto Alegre, se tornava uma agregação de valor financeiro frente as distantes e temidas viagens marítimas enfrentadas pelas companhias artísticas estrangeiras.
Com o advento do transporte comercial aéreo, esta logística das apresentações se altera completamente, possibilitando pular etapas de paradas antes exigidas nas viagens marítimas.
O anúncio divulga a apresentação da duetista Olympia Rossi e de sua trupe musical no Teatro Sete de Setembro. O espetáculo de variedades estrearia no dia 6 de abril de 1912.
Nenhum comentário:
Postar um comentário