Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quinta-feira, 16 de março de 2023

TELHADOS DE PARIS

 

https://www.conexaoparis.com.br/wp-content/uploads/2015/02/telhados-paris-000000.jpg

    A música "Telhados de Paris" lançada em 1988 por Nei Lisboa. Na época ele morava num apartamento no bairro Menino Deus em Porto Alegre e observava, um casario de telhas francesas em meio a tanto concreto de outros prédios. O casario solitário foi a inspiração para o título da música. 

    A belíssima letra é a seguinte:

"VentaAli se vêAonde o arvoredo inventa um balletEnquanto invento aqui pra mimUm silêncio sem fimDeixando a rima assimSem mágoas, sem nada
Só uma janela em cruzE uma paisagem tão comumTelhados de ParisEm casas velhas, mudas
Em blocos que o engano fez aquiMas tem no outono uma luzQue acaricia essa dureza cor de giz
Que mora ao lado e mais parece outro paísQue me estranha mas não sabe se é felizE não entende quando eu grito
Eu tenho os olhos doidosDoidos, doidos, doidos, doidos, doidos, doidos, doidosMeus olhos doidos, doidosDoidos, doidos, doidos, doidos são doidos por ti
O tempo se foiHá tempos que eu já desistiDos planos daquele assaltoE de versos retos, corretos
O resto da paixão, regueiVai servir pra nósO doce da loucura é teu, é meuPra usar à sós
VentaAli se vêAonde o arvoredo inventa um balletEnquanto invento aqui pra mimUm silêncio sem fimDeixando a rima assimSem mágoas, sem nada
Só uma janela em cruzE uma paisagem tão comumTelhados de ParisEm casas velhas, mudas
Em blocos que o engano fez aquiMas tem no outono uma luzQue acaricia essa dureza cor de giz
Que mora ao lado e mais parece outro paísQue me estranha mas não sabe se é felizE não entende quando eu grito
Eu tenho os olhos doidosDoidos, doidos, doidos, doidos, doidos, doidosJa viMeus olhos doidosDoidos, doidos, doidos, doidos, doidos, doidosSão doidos por ti
Eu tenho os olhos doidosDoidos, doidos, doidos, doidos, doidosJa viMeus olhos doidosDoidos, doidos, doidos, doidos (Nei Lisboa)".


    Do outro lado do Oceano Atlântico o governo francês está buscando junto a UNESCO que os Telhados de Paris se tornem patrimônio mundial. 

    Em meados do século XIX o imperador Napoleão III implementou reformas urbanas em Paris sob o comando do Barão Haussmann. Muitos prédios passaram a ser construídos com telhados de zinco ou ardósia e proliferaram sótãos com claraboias. O conjunto deixou os telhados com o padrão da cor cinza ou esverdeado com elementos arquitetônicos que artistas como Cézanne, Vincent van Gogh e Paul Verlaine reproduziram em suas obras. A legislação francesa garante que os telhados devem ser construídos ou restaurados mantendo o padrão original. Este cenário acinzentado é um dos cartões-postais de Paris. Uma inspiração para poetas, pintores, músicos e turistas. 


Link para escutar a música:

https://www.youtube.com/watch?v=pcmoJ9iCWbc&list=RDp_uZVawaGHg&index=12

Nenhum comentário:

Postar um comentário