Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

LAURO CALLIARI

 No jornal Agora coluna Memória & História (2018) publiquei uma matéria sobre a viagem do navio oceanográfico Almirante Saldanha no mês de abril de 1973. Um dos estudantes do Curso de Oceanologia que estavam a bordo era Lauro Calliari.

 Algumas semanas depois da publicação encontrei o professor Calliari na saída de uma reunião na FURG e ele comentou da satisfação em ter recordado a sua trajetória inicial nas pesquisas oceanográficas. 

Já em 1976 ele se tornara docente do Curso de Oceanologia e teve uma carreira brilhante que me desperta o maior respeito e admiração. Com tristeza recebo a notícia do seu passamento neste dia 15 de fevereiro de 2023. Ele será sempre um grande profissional, pesquisador e professor. E será lembrado no que ele agora se converteu: Memória & História. 

 Segue abaixo a matéria "Os Primórdios da Oceanologia" publicada no ano de 2018:


"O jornal “Folha da Tarde” (Porto Alegre) do dia 11 de abril de 1973 publicou uma matéria de cinco páginas com a cobertura de uma viagem de pesquisa realizada no navio Oceanográfico Almirante Saldanha (Marinha do Brasil). Pesquisadores a bordo realizavam pesquisas de biologia e geologia da costa litorânea do Rio Grande do Sul. Os repórteres do jornal cobriram parte destas atividades científicas e divulgaram ao público rio-grandense temas relativamente desconhecidos. O interessante é que a bordo do navio, além de pesquisadores de outras cidades brasileiras, estavam estudantes do Curso de Oceanologia da Universidade Federal do Rio Grande que se destacariam nas décadas seguintes como profissionais conceituados neste campo do conhecimento. Eles eram integrantes da primeira turma do primeiro Curso de Oceanografia criado em todo o Brasil. 
Um dos estudantes citado e entrevistado pelo jornal “Folha da Tarde” ainda está na ativa: é o colega da FURG professor Lauro Julio Calliari. O tempo é repleto de experiências e a matéria do periódico é um depositório de memórias.








Nenhum comentário:

Postar um comentário