No dia 1 de janeiro de 1887 foi realizado o lançamento do selo "Cruzeiro do Sul". Estamos no Império Brasileiro que perdurou até 15 de novembro de1889.
Pela primeira vez um dos símbolos do Brasil foi estampado numa peça filatélica. Na filatelia mundial é a primeira representação desta constelação.
O Cruzeiro do Sul ou Crux (cruz) já havia sido registrada pelos gregos no sul do Egito. É uma constelação descrita pela primeira vez de forma científica pelo astrônomo Mestre João que estava na esquadra de Pedro Álvares Cabral quando de sua viagem ao Brasil em carta de 1 de maio de 1500. Foi uma das referências que orientava a navegação pois indicava o Polo Sul.
Outro selo no período Imperial foi projetado para circular em 1890 no valor de 100 réis (porte de uma carta que circulava no país) que tinha este desenho:
O selo era composto por 20 estrelas (as províncias do Império) e a legenda "Brazil". Porém, não entrou em circulação devido ao golpe que implantou a República. Porém, a arte imperial no selo foi aproveitada com pequenas alterações que trazia a referência do novo sistema de governo. É incluído o prefixo "E. U. do Brazil" ou seja, Estados Unidos do Brazil (são os Estados e não mais as províncias do Império).
Este foi um processo amplo em que se buscou diluir referências a D. Pedro II e a Monarquia. Com a implementação da República se buscou apagar imagens que lembrassem o Império, seja mudando a denominação das ruas como na imagem dos selos.
Porém, o Cruzeiro do Sul sobreviveu às mudanças ideológicas e teve emissões de vários valores a partir de 1890. As estrelas mais brilhantes do Cruzeiro do Sul estão estampadas na bandeira nacional, na letra do hino, no brasão de armas, já foi moeda criada em 1942 (cruzeiro), uma das revistas de maior circulação (O Cruzeiro), no passaporte brasileiro, em moedas da série real etc. A constelação aparece nas bandeiras da Austrália, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Samoa e inúmeras outras referências.
Cruzeiro do Sul na bandeira da Austrália. |
*Informações técnicas e imagens sobre as emissões do selo Cruzeiro do Sul foram obtidas em: https://www.oselo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário