Guia Bemporat para 1908. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
A proposta deste blog é instigar a leitura, o conhecimento e a investigação dos processos históricos. Livros com temas ligados a História do RS e Hist. do Município do Rio Grande estão disponíveis para leitura ou baixar (basta clicar em cima da imagem da capa do livro ou copiar o link com o botão direito do mouse). Também serão abordados temas de "História e Terror", "Literatura Fantástica", "Graphic Novel-HQ" etc. Administradora: Rejane Martins Torres. Facebook: Professor Torres
Pintura de Shelley feita por Amelia Curran (1819). |
Percy Bysshe Shelley nascido na Inglaterra em 1792 deixou um legado de produção que o projeta como um dos maiores poetas em língua inglesa.
No dia 8 de julho de 1822 morreu num naufrágio ocorrido durante uma tempestade na costa da Itália. Leitor voraz, não abandonou os livros até seu passamento, pois em seus bolsos foram encontrados uma edição do poeta Keats e um volume de Sófocles.
Seu corpo foi cremado e seu coração foi retirado e enviado para a esposa Mary Shelley.
O Funeral de Shelley por Louis Edouard Fournier (1889). Lord Byron é o terceiro personagem da esquerda para a direita. "Ninguém morre, as pessoas despertam do sonho da vida". Percy Shelley. |
Acabei de finalizar o livro Raízes da Maldição dos Faraós. Este livro será um guia para os acadêmicos na disciplina História e Terror (História/FURG) a ser oferecida no mês de setembro.
Aos interessados, disponibilizo o acesso ao material no link:
https://docs.google.com/presentation/d/1twLKyYQCX289mdI4LCSmpK_aemLZRPJB/edit?usp=sharing&ouid=112032451590228916300&rtpof=true&sd=true
Este é um livro duplamente especial: está sendo lançado no centenário da descoberta da tumba de Tutankâmon; é o livro número 100 que publico ao longo das últimas três décadas (entre coletânea e obra individual) .
Capa da edição de 1906. In: https://www.arthur-conan-doyle.com/index.php?title=File:Sep-1906-vol21.jpg |
Guia Bemporat para 1908. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
Guia Bemporat para 1908. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
Guia Bemporat para 1908. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
Quem quiser conhecer a obra Carmilla de Sheridan Le Fanu, basta copiar e colar no google o link a seguir:
https://drive.google.com/file/d/1suivOc36Zf-2DUehkw43Horrd6QjEkdy/view?usp=sharing
Neste livro ressalto a importância deste conto para a literatura vampírica e seus desdobramentos em filmes, séries, HQs e gamers.
Guia Bemporat para 1908. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
Luiz Henrique Torres. Porto Alegre: Casaletras, 2022. |
Este livro é a primeira incursão que faço na investigação da história de representações imagéticas referentes ao Antigo Egito.
Fiz um levantamento dos cards Liebig dedicados ao Egito Faraônico entre os anos de 1884 a 1925. A caminhada foi exaustiva e também prazerosa pelas descobertas e conhecimento de temas multifacetados que evidenciam a riqueza desta civilização que ainda continua a atrair pela sua riqueza de cultura material e imaterial.
Deixo o link (basta copiar e colar na página do google) para acesso ao livro que agora está sendo lançado com o selo da editora Casaletras.
https://drive.google.com/file/d/1Iwex6ANov-54oraDL3wB3ZwJY7s2H3gK/view?usp=sharing
Guia Bemporat para 1908. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense |
O anúncio foi publicado no Guia Bemporat para o ano de 1908. Poucos anos depois, o proprietário do Guia, Aquiles Bemporat, aplicou um pesado desfalque na firma de Asti. Aquiles era o administrador do Balneário Cassino e fugiu de trem para Bagé e depois seguiu de diligência para o Uruguai deixando de pagar volumosa quantia para comerciantes locais.