Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

A AVIADORA ANESIA

 

Acervo: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/memoria_imprensa/edicao_03/secao_cultura.php

A revista ilustrada A Cigarra, editada em São Paulo, publicou esta breve matéria em sua edição de 15 de fevereiro de 1922. 

A senhorita Anesia Pinheiro Machado (1904-1999) estava se preparando para tirar o seu brevê de piloto. Tinha apenas 17 anos. No dia 9 de abril obteve a sua licença pelo Aeroclube do Brasil se tornando a segunda mulher a ter licença no Brasil. A primeira foi Thereza de Marzo que obteve o brevê em 8 de abril. 

Anesia teve uma longa trajetória ligada a aviação: em 1922 fez o trajeto São Paulo-Rio de Janeiro; foi a primeira mulher brasileira com recorde de altura de voo com 4.124 metros; primeira mulher brasileira a fazer voo com passageiro e realizar acrobacias; pilotou de Nova York para o Brasil (1951) etc. 

A jovem de 17 anos teve uma projeção impensável para o período e foi proclamada Decana Mundial da Aviação Feminina em 1954. Foi uma das principais difusoras na esfera internacional do nome de Santos Dumont como pioneiro da aviação.   

A aviadora deixou registrada a seguinte passagem: "O meu desejo de voar talvez seja fruto do meu anseio, sempre cada vez mais intenso, de me elevar, de sair da banalidade do viver mundo. E o incontido ímpeto de minha alma, que me leva a procurar as emoções mais fortes do voo". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário