Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

domingo, 26 de dezembro de 2021

HONÓRIO LEMES

Medalha com efígie de Honório Lemes. Datação hipotética de cunhagem: década de 1930.
Acervo: Luiz Henrique Torres. 

Acervo: Luiz Henrique Torres. 

Honório Lemes da Silva, o "Tropeiro da Liberdade" nasceu em Cachoeira do Sul em 1864. Atuou como revolucionário na Revolução Federalista (1893-1895) atuando na coluna maragata de Gumercindo Saraiva. Filiado ao Partido Federalista participou da Guerra Civil de 1923 estabelecendo seu quartel-general, no posto de general, na Serra do Caverá comandando o Segundo Corpo do Exército Libertador. Ocupou Rosário do Sul e Alegre, porém, em Uruguaiana foi detido por Flores da Cunha. Seguiram-se vários confrontos contra as forças legalistas de Borges de Medeiros e a assinatura do acordo de paz. Em 1925 participou de atividades revolucionárias que conduziram a coluna Prestes-Miguel Costa. Foi preso mas fugiu e exilou-se na Argentina. Em 1930, apoiou a candidatura de Getúlio Vargas para presidência. Faleceu em Santana do Livramento em 1930, trabalhando como carvoeiro e em relativa miséria. 

Sua capacidade estratégica na chamada Marcha da Serra o notabilizaram entre os militares brasileiros e estrangeiros.  A Serra do Caverá se estende entre Rosário do Sul, Santana do Livramento e Alegrete. 

Suas estratégias de combate fez com que, o militar e jornalista Paulino Vares, lhe desse uma espada com a gravação na lâmina: "O Leão do Caverá", codinome até hoje lembrado. 

 Uma das frases deixadas por Honório Lemes foi: "quero leis que governem homens e não homens que governem leis". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário