Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

domingo, 15 de agosto de 2021

O MISTÉRIO DO CARTÃO

 

Acervo: Museu da Cidade do Rio Grande.

A história deste "lembranças do Rio Grande do Sul" ainda traz muitos mistérios.

Há muitos anos, talvez uns 25, vi esta imagem pela primeira vez no Museu da Cidade.  

Inicialmente, a beleza da imagem me mostrando sete cenários de Rio Grande. Era um folha para recados (em papel de baixa gramatura) de data ignorada e publicada pela Livraria Rio-Grandense/R. Strauch. Desde então avancei muito na pesquisa sobre o editor e conheço cerca de 80 cartões publicados por esta empresa. 

Um diferencial desta imagem é que não é comum folhas para recados se tornarem cartões-postais ou vice-versa. Conheço vários postais - idênticos a imagem reproduzida acima- que circularam para a Europa e outros estados brasileiros. Nestes cartões, foi possível iniciar uma datação pelos manuscritos ou pelos carimbos: 1902, 1901, 1900, 1899, 1898... Ou seja, a imagem é de no mínimo abril de 1898 e hoje trabalho com a hipótese de 1897 ou 1896... Estamos falando do cartão-postal carimbado mais antigo do Brasil (pelo que conheço pelas pesquisas na bibliografia). O interessante, é que um cartão-postal com outro tema, mas, do mesmo editor R. Strauch recua a 1897... A hipótese da antiguidade vai se consolidando. 

A história por trás destas imagens era de uma dimensão muito maior do que imaginei. Intuitivamente, fiquei investigando -com muitas descontinuidades-, neste último quarto de século. E o resultado está mostrando que é um objeto especial produzido em Rio Grande e inspirado no modelo gruss aus da Alemanha. Seu editor viajava ou tinha vínculos comerciais com Leipzig. Nesta direção, entre outras evidências, tenho trabalhado com a hipótese que é o pioneiro (ou dos poucos pioneiros) que introduziu os cartões-postais não governamentais (bilhetes-postais) no Brasil. 

E estas experiências primevas nasceram em Rio Grande!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário